Home
/
Extensão
/
Conceitos
/
O que é a Extensão Universitária?

O que é a Extensão Universitária?

Publicado 2/1/2018, 11:34:12 AM, última modificação 5/22/2024, 3:21:44 PM

A Extensão na educação superior brasileira é definida, conforme Resolução do CNE nº 7, de 18 de dezembro de 2018 (BRASIL, 2018), como sendo a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as IES e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e com a pesquisa. São desta forma consideradas atividades de extensão as intervenções que envolvam diretamente as comunidades externas às IES e que estejam vinculadas à formação do estudante.

Portanto, a extensão universitária não abrange assistencialismo, intervenção pontual com relação aos problemas sociais, nem atividade acadêmica no interior da universidade sem a comunidade externa, mas é um meio de interlocução entre a sociedade e a universidade, trazendo as demandas da comunidade e os desafios de desenvolvimento do país para o centro da pesquisa e deste para a sociedade.

Assim, universidade e comunidade compartilham saberes, ampliam conhecimentos e promovem a interdisciplinaridade dos problemas sociais.

Na UTFPR, a Extensão Universitária é gerenciada pela Diretoria de Extensão - DIREXT da Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias – PROREC, que dá suporte técnico e material às ações de extensão da Instituição.