Egressos

Publicado 10/31/2019, 11:28:40 AM, última modificação 10/31/2019, 1:53:22 PM
Engenheiros Ambientais formados pela UTFPR-CM conquistam vagas de Residência Técnica no Instituto Ambiental do Paraná

Foi divulgado no dia 11 de outubro, o resultado final do edital do Governo do Estado do Paraná para ocupar 220 vagas para Residência Técnica em diversa áreas, sendo 31 para Engenheiro(a) Ambiental no Instituto Ambiental do Paraná, em diversos municípios. Destas vagas, 4 vagas foram conquistadas por Engenheiros(as) Ambientais formados pela UTFPR de Campo Mourão, entre os quais estão Ana Flavia Bilmayer (Campo Mourão), Ana Carolina Santos Andrade (Jacarezinho), Matheu Bueno Patricio (Curitiba); Natalia Rezende Pereira (Maringá). Além desses, outros egressos e alunos ficaram muito bem classificados na lista de espera. O bom desempenho de egressos também aconteceu nos dois editais anteriores a esse.

Para os professores do Departamento Acadêmico de Ambiental, onde o Curso de Engenharia Ambiental da UTFPR está vinculado, a Residência técnica é uma grande oportunidade para os egressos, sendo uma satisfação muito grande vê-los conquistando essas vagas. "A conquista é deles e deve ser celebrada por todos os professores, atuais alunos e Universidade. O resultado demonstra que o curso, ao longo destes 12 anos de existência, tem contribuído, significativamente, para a formação de profissionais que se destacam no mercado de trabalho", ressalta a professora Cristiane Kreutz, chefe do Departamento Acadêmico de Ambiental da UTFPR-CM.

Os professores do curso reforçam ainda que a formação do Engenheiro Ambiental da UTFPR tem característica multidisciplinar, uma vez que as disciplinas do curso permitem abordar várias competências de atuação do profissional no mercado. Além disso, ao longo dos 5 anos de curso, o aluno pode desenvolver projetos de Iniciação Científica e de Extensão, Trabalho de Conclusão do Curso, Estágio em empresas públicas e/ou privadas e participar de eventos técnico-científicos como o SIAUT – Simpósio Ambiental da UTFPR, que ocorre todo ano e sempre conta com diversas palestras, mesas-redondas, minicursos e atividades que possibilitam o contato dos alunos com a experiência de diversos profissionais atuantes na sociedade. Destacam, além disso, que os alunos podem estudar por 1 ano fora do Brasil por meio do Programa de Dupla Diplomação que a UTFPR tem com várias Universidades em diversos países, como Portugal, onde 16 alunos já tiveram essa experiência nos últimos 4 anos. Estas oportunidades oferecem aos alunos formação em diversas áreas dentro da Engenharia Ambiental, o que reflete em profissionais, cada vez mais, capacitados diante das necessidades atuais da sociedade. As conquistas desses egressos são frutos de um conjunto de aspectos como oportunidades que a graduação oferece durante a formação acadêmica, oportunidades da sociedade para a abertura de vagas para o profissional Engenheiro Ambiental, e principalmente, o esforço e dedicação pessoal.