Home
/
Notícias
/
Campo Mourão
/
Mestrado Profissional em Inovações Tecnológicas (PPGIT) do Câmpus Campo Mourão da UTFPR-CM

Mestrado Profissional em Inovações Tecnológicas (PPGIT) do Câmpus Campo Mourão da UTFPR-CM

Publicado 8/7/2018, 2:53:50 PM, última modificação 8/13/2018, 9:46:11 AM

Na data de 03/08/2018, foi concedido pelo INPI o registro do software intitulado “SisControlePragas”, fruto da dissertação do mestrando Hugo Henrique Ramos Sabará, sob orientação dos docentes Márcio Rodrigues da Cunha (DAELN) e Wyrllen Everson de Souza (DAMAT).

O Mestrado Profissional em Inovações Tecnológicas (PPGIT), que iniciou suas atividades em 2016/2, tem por foco qualificar, em nível de mestrado, profissionais voltados a pesquisa no campo de Inovações Tecnológicas e Incentivar o intercâmbio com indústrias, cooperativas, institutos de pesquisas e universidades.

O registro de software é um título de propriedade concedido temporariamente pelo Estado, que garante aos inventores direitos de uso e exploração exclusivos do bem, inibindo a modificação do software por terceiros sem autorização prévia dos inventores.

A proteção intelectual na UTFPR é realizada por meio da Agência de Inovação e nos Câmpus, através dos NIT´s– Núcleo de Inovação Tecnológica, ligados diretamente à DIREC - Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias.

Além do registro de software, o NIT apóia os autores e pesquisadores da UTFPR nos pedidos de patentes, nos registros de marcas, desenhos industriais, topografia de circuitos integrados e cultivares e nos processos de transferência de tecnologias.