Olimpíadas

Publicado 9/6/2019, 1:52:42 PM, última modificação 9/6/2019, 2:24:04 PM
Alunos do curso Técnico em Informática participam da V Olimpíada GeoBrasil

Alunos recebem certificado de participação na V Olimpíada GeoBrasil

Alunos do curso Técnico Integrado em Informática da UTFPR-CM  receberam, nesta quinta-feira (05/09), o certificado de participação na V Olimpíada GeoBrasil.  

Foram cerca de 9 mil equipes participantes. Da UTFPR - Câmpus Campo Mourão, foram 3 equipes . Equipe JPGeo (2º ano:): João Carlos, Gabriela Ruoso Lazzari Almeida, Joao Gabriel Zanela, Pietro Giuseppe Cargnin Ferreira; Equipe Diamantes de Sangue (2º ano): Matheus Carvalho Côrtes, Carlos Eduardo Zorawski, André Felipe Mireski; Equipe GAIA UTFPR (3º ano): Rodolfo Antonio Presa da Silva, Otávio Mignoso Silva, Renan Guensuke Aoki Sabashita. As equipes tiveram bom desempenho de fases. A equipe GAIA UTFPR atingiu pontuação que garantiu medalha de bronze no estado do Paraná. Os alunos foram orientados pela professora Maristela Denise Moresco Mezzomo. 

De acordo com a professora Maristela, trata-se de duas olimpíadas em uma: V Olimpíada Brasileira de Geografia – OBG – e a III Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra – OBCT. A competição aborda conhecimento das Ciências da Terra e da Geografia para empoderar os alunos no sentido de contribuírem para uma transformação social, incentivando o desenvolvimento sustentável e as adaptações às mudanças climáticas. 

Os organizadores da olimpíada destacam a importância do aluno ter conhecimento sobre os recursos naturais, entender como gerenciá-los no contexto geopolítico mundial para garantir benefícios sociais aos cidadãos e alcançar uma sociedade mais justa, com menos desigualdades. As Ciências da Terra e a Geografia proporcionam as ferramentas básicas para os cidadãos de amanhã lidar com o ambiente natural e os desafios da globalização. Nesse sentido, busca-se contribuir para uma educação de qualidade em vista dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.