Projeto DoeJá

Publicado 12/24/2020, 10:40:47 PM, última modificação 12/24/2020, 10:57:31 PM
Equipe da UTFPR-CM desenvolve plataforma que facilita a doação para compra de produtos de primeira necessidade de Micro e Pequenas e Empresas

O projeto DoeJá tem por objetivo potencializar as vendas de comércios de bairros com o uso da plataforma https://doeja.app/ e para parceiros https://www.parceiros.doeja.app/, assim como, ajudar as pessoas que precisam receber doações em forma de vouchers para a compra de produtos de primeira necessidade (gêneros alimentícios, vestimentas e itens de higiene), usando um sistema on-line que facilita a doação e a compra de produtos em Micro e Pequenas Empresas (MPE).

Ambos os públicos estão sofrendo com a pandemia, o primeiro pela perda de emprego e renda e o segundo devido ao fechamento e restrições de acesso ao comercio e também o efeito renda (diminuição do consumo). A plataforma vem para estimular a sociedade a suprir a necessidades de indivíduos afetados pela pandemia que necessitam de ajuda, pois devido à crise instalada muitas pessoas estão tendo dificuldades para adquirir itens de primeira necessidade.

A plataforma é de fácil utilização, onde as pessoas acessam e fazem suas doações em qualquer valor e é disponibilizado um voucher que poderá ser entregue ou enviado para a pessoa que o doador escolher. Os receptores irão efetuar a compra em estabelecimentos cadastrados como parceiros. Dessa forma, o projeto busca aproximar doadores, receptores e o comercio de bairro, impulsionando a economia com fim social.

O projeto tem como tema “onde existe um link, existe um caminho”. A equipe executora  - Genilson Valotto Patuzzo (coordenador do projeto) Stefano Pontelli (acadêmico de Eng. Eletrônica) e Matheus Vinicius da Costa (acadêmico Ciências da Computação) - desenvolveu o projeto para contribuir com as pessoas carentes que, afetadas com a disseminação do COVID-19, precisam de ajuda.

O projeto foi selecionado através do Edital Prorec n° 10/2020, que teve como objeto apoiar projetos tecnológicos ou de gestão a Micro e Pequenas Empresas e suas associações, incluindo as de economia solidária, com sede no Paraná, dentro do contexto da Pandemia COVID-19