Reconhecimento

Publicado 10/6/2020, 11:39:42 AM, última modificação 10/6/2020, 4:22:48 PM
Egressa do curso de Ciência da Computação da UTFPR de Campo Mourão recebe prêmio internacional

Mairieli Wessel, egressa do curso de Ciência da Computação da UTFPR-CM

A egressa do curso de Ciência da Computação da UTFPR de Campo Mourão, Mairieli Wessel, apresentou, no dia 1º de outubro de 2020, o artigo Effects of Adopting Code Review Bots on Pull Requests to OSS Project , na International Conference of Software Maintenance and Evolution (ICSME). O artigo acabou de receber o prêmio internacional IEEE TCSE Distinguished Paper Award , que reconhece a relevância do trabalho realizado para a comunidade científica e prática de Engenharia de Software.

O trabalho investigou os efeitos práticos do uso de aplicações que automatizam tarefas rotineiras em projetos de software. Essas aplicações são conhecidas como bots e vem ganhando atenção de pesquisadores em Engenharia de Software nos últimos anos. Os resultados do trabalho mostram que, de fato, os bots interferem na dinâmica de trabalho dos desenvolvedores, ajudando a diminuir a carga de trabalho deles. Em particular, esses bots beneficiam projetos de software livre que, em sua maioria, dependem de voluntários.

Este artigo foi resultado de uma parceria internacional envolvendo universidades da Holanda, Estados Unidos e Brasil. O trabalho contou com a participação dos professores Alexander Serebrenik (Universidade Tecnológica de Eindhoven (TU/e), Holanda), Marco Aurélio Gerosa (Northern Arizona University (NAU), Estados Unidos), Igor Scaliante Wiese e Igor Steinmacher (professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR, Câmpus Campo Mourão). 

Mairieli concluiu o curso de Ciência da Computação na UTFPR-CM em 2017/2. Durante sua trajetória acadêmica, a aluna publicou dois artigos científicos: um na principal conferência de Engenharia de Software do Brasil (SBES) e outro na International Conference on Computer Supported Collaborative Work and Social Computing (ACM CSCW), sendo esta uma das mais importantes conferências da área de sistemas colaborativos. Durante sua graduação na UTFPR, a aluna foi orientada pelos professores Dr. Igor Scaliante Wiese, Dr. Igor Steinmacher e Dr. Ivanilton Polato, do Departamento Acadêmico de Computação (DACOM-CM).

Após a conclusão do curso, Mairieli iniciou o Doutorado Direto em Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), sob orientação do professor Dr. Marco Aurélio Gerosa. Ela também estagiou na empresa IBM, que é uma das principais empresas de software do mundo.

 O professor Igor Scaliante Wiese destaca que este é este é um dos excelentes resultados que o DACOM-CM tem apresentado em sua curta história. Vários professores possuem parcerias de pesquisas com diversas outras universidades brasileiras e estrangeiras de renome e artigos publicados em veículos nacionais e internacionais de primeira linha. Tais resultados tiveram como fruto a abertura do Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação da UTFPR de Campo Mourão. A primeira turma inicia-se em no primeiro semestre de 2021. Tal feito consolida a qualidade da formação em Computação ofertada para Campo Mourão e região.

Em nível de graduação, o departamento oferece o curso de Bacharelado em Ciência da Computação (BCC), que tem alcançado bons resultados com alunos e egressos, sendo avaliado com conceito 5 no ENADE e 4 no reconhecimento pelo MEC. O curso de BCC possui acordo de Dupla Diplomação com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) de Portugal, o que possibilita que o aluno obtenha o diploma em Bacharelado em Ciência da Computação pela UTFPR e o diploma de Mestre em Sistemas de Informação e de Licenciado em Engenharia Informática pelo IPB.