Home
/
Notícias
/
Cornélio Procópio
/
Discente da UTFPR-CP Inicia Intercâmbio em Portugal para Desenvolver Software Inovador

Discente da UTFPR-CP Inicia Intercâmbio em Portugal para Desenvolver Software Inovador

Publicado 6/12/2024, 4:22:38 PM, última modificação 6/12/2024, 4:23:01 PM
O discente Denilson Fagundes Barbosa, matriculado no Programa de Pós-Graduação Associado em Bioinformática (PPGAB-CP), está realizando um estágio de curta duração na Universidade do Minho, em Braga, Portugal.

O discente Denilson Fagundes Barbosa, regularmente matriculado no Programa de Pós-Graduação Associado em Bioinformática (PPGAB-CP) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), foi selecionado para uma bolsa de estudos através do Edital 23/2023 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG). Denilson está realizando um estágio de curta duração na Universidade do Minho, em Braga, Portugal, onde desenvolverá um inovador software para análise de sequências biológicas utilizando "string kernels".

A seleção faz parte de um novo edital que visa promover a colaboração internacional entre estudantes de mestrado e doutorado da UTFPR e instituições estrangeiras. No total, foram disponibilizadas 20 bolsas, sendo 10 para mestrado e 10 para doutorado, financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é proporcionar aos alunos a oportunidade de realizar atividades em colaboração com pesquisadores internacionais, preferencialmente em acordos de dupla diplomação.

PROJETO INOVADOR

Denilson Barbosa está trabalhando sob a orientação do Prof. Dr. André Yoshiaki Kashiwabara, da UTFPR, e do Prof. Dr. Miguel Rocha, da Universidade do Minho. O projeto intitulado "Development of a software package for analyzing biological sequences using string kernels" visa desenvolver ferramentas computacionais avançadas para a análise de sequências biológicas, uma área crucial para avanços em bioinformática e biotecnologia.

SELEÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO
Os candidatos à bolsa precisaram demonstrar suficiência ou proficiência na língua necessária para a realização das atividades na instituição estrangeira e estar formalmente coorientados por um pesquisador do exterior. As inscrições, que terminaram em 30 de outubro, foram realizadas através do Sistema Eletrônico de Informação (SEI).

A lista de candidaturas elegíveis foi divulgada em 3 de novembro e o resultado final em 8 de dezembro. As bolsas de mestrado têm duração de até 24 meses, enquanto as de doutorado podem durar até 48 meses.

APOIO À INTERNACIONALIZAÇÃO
A UTFPR, através da PROPPG, tem incentivado a internacionalização de seus programas de pós-graduação, promovendo intercâmbios e colaborações que ampliam o horizonte acadêmico e profissional de seus estudantes. Este reflete o compromisso da instituição em fomentar a pesquisa de alta qualidade e a troca de conhecimento com instituições de renome mundial.

Reportar erro