Home
/
Notícias
/
Cornélio Procópio
/
Pesquisadores da UTFPR estudam túmulos para reconstruir a história do Norte Pioneiro do Paraná

Pesquisadores da UTFPR estudam túmulos para reconstruir a história do Norte Pioneiro do Paraná

Publicado 4/24/2025, 2:25:36 PM, última modificação 4/24/2025, 2:33:57 PM
Estudo investiga a presença de ingleses no início do século XX e aponta caminhos para compreender o processo de colonização da região

Resgate histórico a partir dos túmulos

Pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Cornélio Procópio , estão conduzindo um estudo inédito no cemitério municipal da cidade, com o objetivo de resgatar parte da história do Norte Pioneiro do Paraná. A pesquisa se concentra, sobretudo, nos túmulos de imigrantes ingleses que faleceram durante a construção da Ferrovia São Paulo-Paraná, no início do século XX.

A iniciativa é coordenada pelo professor Roberto Bondarik, do Departamento de Ciências Humanas e Sociais, e conta com a participação dos professores Deise Simões e Rafael Gonçalves e estudantes vinculados ao Programa Multicampi de Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN), Jéssica Mayara Machado Santos e Roberta Pilar Sanches. A proposta é reconstruir, por meio dos registros mortuários e documentos históricos, uma narrativa mais detalhada sobre a ocupação territorial e o desenvolvimento econômico da região.

A importância da ferrovia e das figuras históricas locais

Segundo o professor Bondarik, o foco do programa é estudar a história do Paraná, especialmente os processos de colonização do chamado “Norte Novo”, que engloba importantes centros urbanos como Londrina e Maringá. No entanto, a investigação também trouxe à tona outros personagens relevantes da história local.

Entre os túmulos analisados, está o de Antonio Barbosa Ferraz Junior, importante fazendeiro da região. Ele foi um dos protagonistas do dinamismo capitalista no Norte Pioneiro, contribuindo com a implantação de estruturas econômicas que até então não existiam por ali. Sua trajetória e a atuação da Companhia Agrícola da qual fez parte foram, inclusive, os motivos iniciais da visita ao cemitério.

Panorama do Norte Pioneiro em duas dissertações

Dois estudos de mestrado estão atualmente em andamento no PPGEN com foco na formação histórica da região. As pesquisas são conduzidas por Roberto de Araújo e Jessica Santos, que utilizam dados sobre o empresário inglês Lord Lovat. O britânico esteve no Brasil no contexto da busca por novas áreas para o cultivo de algodão, visando substituir as plantações na África.

As dissertações também relatam eventos marcantes, como as visitas do príncipe de Gales e do Duque de Kent ao Brasil em 1931, e examinam detalhes curiosos como a lápide de Harold Aron Lloyd, genro de Barbosa Ferraz, escrita em inglês. Esses elementos ampliam a compreensão sobre a presença britânica na região e seus impactos culturais e econômicos.

As pesquisas devem ser concluídas até o final de 2025 e prometem oferecer um panorama mais completo e aprofundado da história do Norte Pioneiro do Paraná.

Considerações

A UTFPR-CP parabeniza todos os envolvidos nesta importante iniciativa de resgate histórico e produção de conhecimento. O trabalho conduzido pelo professor Roberto Bondarik, pelos mestrandos e demais colaboradores reforça o compromisso da universidade com a valorização da memória local e com a formação acadêmica voltada à investigação crítica e ao desenvolvimento regional. Essa pesquisa é um exemplo de como a ciência e a educação podem lançar luz sobre o passado para melhor compreender o presente.


Reportar erro