Home
/
Notícias
/
Cornélio Procópio
/
Projetos de docentes da UTFPR-CP são pré-selecionados no Prêmio Educador Transformador 2023.

Projetos de docentes da UTFPR-CP são pré-selecionados no Prêmio Educador Transformador 2023.

Publicado 4/17/2023, 10:33:25 PM, última modificação 4/17/2023, 10:33:50 PM
Os projetos receberão selo de reconhecimento, podendo nas etapas seguintes, de finalistas e vencedores, receberem premiações e reconhecimento nacional.

Projetos de docentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Cornélio Procópio foram pré-selecionados no Prêmio Educador Transformador 2023. Foram 212 projetos pré-selecionados na Categoria Ensino Superior, estando entre eles projetos realizados na Universidade. Além de selo de reconhecimento, nas etapas seguintes, de finalistas e vencedores, os projetos poderão receber premiações, além do reconhecimento nacional.

O projeto "Abordagem socialmente consciente para criação de RPGs para o ensino de Engenharia de Software", coordenado pela Profª. Ma. Flávia Belintani Blum Haddad, propõe a inserção de elementos sociais no design do jogo (Role-playing game) para desenvolvimento de habilidades sociais e  interpessoais somadas às habilidades técnicas visando uma formação mais humanizada dos futuros engenheiros, característica importante para construção de softwares inclusivos e sustentáveis.

Ainda, o projeto "O uso do lúdico como ferramenta de ensino", realizado pelo Prof. Dr. Maurício Iwama Takano também foi um dos trabalhos pré-selecionados.

O LUDICO é um programa de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e consiste em 3 projetos, que cobrem as seguintes atividades lúdicas: Board Games, RPG, Escape Room. O programa tem como objetivo promover os jogos como ferramenta de ensino e de desenvolvimento de habilidades, além de servir como momentos de lazer para os participantes.

O Prêmio Educador Transformador tem como objetivo reconhecer e promover práticas educacionais transformadoras, que mobilizam os alunos em situações do dia a dia, descobrindo problemas e desenvolvendo respostas para problemas reais da vida. Serão selecionados 70 finalistas em 07 categorias, além de 07 vencedores, sendo um por categoria. 

Os finalistas foram divulgados no dia 17/04/2023 e a previsão para divulgação de vencedores será no mês de maio 2023. 

Parabéns aos professores pelo trabalho desenvolvido!