Página Inicial
/
Notícias
/
Cornélio Procópio
/
PPGI assina Acordo de Pesquisa com Hub de Inteligência Artificial (IA) do SENAI-PR

PPGI assina Acordo de Pesquisa com Hub de Inteligência Artificial (IA) do SENAI-PR

Publicado 4/23/2023, 8:40:21 PM, última modificação 4/23/2023, 9:04:54 PM
Programa une partes práticas e acadêmicas, voltadas para demandas da indústria

No dia 04 de abril de 2023, o Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio e o Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação (IST TIC), assinaram um Acordo de Pesquisa, que possui como objetivo ampliar a produção técnica e cientifica em Inteligência Artificial, com foco na indústria e o desenvolvimento de pesquisas, para empresas e organizações públicas e privadas no Brasil.

A parceria vai unir a parte acadêmica e a parte prática, por meio de formação de turmas que participarão de residências no Hub de Inteligência Artificial (IA) do Senai e de aulas teóricas no Programa de Mestrado do PPGI.

Além da Coordenadora do PPGI, Dra. Katia Romero Felizardo, e dos docentes, Drs. Danilo Sipoli Sanches e Silvio Ricardo Rodrigues Sanches, participaram da cerimônia, o Sr. Henry Carlo Cabral, Gerente de Unidade do SENAI - Departamento Regional do Paraná, e a Sra. Silvana Mali Kumura, coordenadora de Tecnologia e Inovação do Instituto SENAI de Tecnologia da Informação de Londrina/PR.

O Diretor-Geral do Campus Cornélio Procópio, Dr. Márcio Jacometti também prestigiou a cerimônia de assinatura do acordo.

O Programa de Pós-Graduação em Informática deseja que o acordo propicie a formação de novos mestres, o desenvolvimento de pesquisa aplicada em âmbito nacional e a difusão do conhecimento em IA para empresas e organizações públicas e privadas de todo o Brasil.

Carta de agradecimento da Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informática

O Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná iniciou, em 2013, a primeira turma do Mestrado Profissional. As primeiras defesas de dissertação aconteceram no ano de 2015. Em 2023 comemoramos 10 anos do nosso programa e a formação de mais de 100 mestres.

O PPGI destaca-se não só pela qualidade acadêmica, mas também pela realização de pesquisas que promovem o desenvolvimento tecnológico, social e econômico. Para a concretização de tais objetivos, desde a sua abertura, foi idealizado gerar conhecimento direcionado à solução de problemas.

O acordo firmado hoje entre o PPGI e o Hub-IA do SENAI representa o desejo de entregar para o mercado profissionais mais capacitados para a aplicação de conhecimentos científicos de Inteligência Artificial (IA) na execução de atividades de pesquisa e de desenvolvimento, visando a solução de problemas ou proposição de inovações tecnológicas para atender demandas da sociedade e do mercado de trabalho.

Eu gostaria de externar meus agradecimentos ao Sr. Henry Carlo Cabral, Gerente de Unidade do SENAI - Departamento Regional do Paraná, e à Sra. Silvana Mali Kumura, coordenadora de Tecnologia e Inovação do Instituto SENAI de Tecnologia da Informação de Londrina/PR, que desde 2021, se uniram ao PPGI por um objetivo comum, de formar capital humano apto a desenvolver e aplicar as tecnologias de IA na indústria.

Reconheço também o apoio do Dr. Márcio Jacometti, Diretor-Geral do Campus Cornélio Procópio, do Dr. Fernando José Antônio, Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, dos Srs. Felipe Haddad Manfio e Cassio Henrique dos Santos Amador, da Pró–Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias (PROREC) e a sua Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC) do Campus Cornélio Procópio, na promoção da interação entre o PPGI e o SENAI.

Aos Drs. Danilo Sipoli Sanches e Silvio Ricardo Rodrigues Sanches, que representam os docentes do PPGI neste acordo, agradeço toda dedicação às pesquisas e orientações.

Por fim, desejo que este acordo propicie a formação de novos mestres, o desenvolvimento de pesquisa aplicada em âmbito nacional e a difusão do conhecimento para empresas e organizações públicas e privadas de todo Brasil.

Muito, muito obrigada! 

Dra. Katia Romero Felizardo