Valorizando saberes: estudantes da Licenciatura em Matemática visitam colégio indígena

Encontro entre culturas e saberes
No dia 30 de junho de 2025, estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Cornélio Procópio (UTFPR-CP), acompanhados da docente Dra. Gabriela Helena Geraldo Issa Mendes, realizaram uma visita ao Colégio Estadual Indígena Cacique Onofre Kanhgrén, situado na Terra Indígena Barão de Antonina, no município de São Jerônimo da Serra (PR).
A atividade teve como principal objetivo proporcionar um momento de troca de experiências e aprendizados entre os estudantes da universidade e a comunidade escolar indígena, fortalecendo o respeito mútuo e a valorização da diversidade cultural.
Educação como ponte de valorização cultural
Durante a visita, os alunos e alunas da UTFPR-CP puderam conhecer de perto a realidade do colégio indígena e dialogar com professores, gestores e estudantes locais. A ação promoveu reflexões sobre práticas pedagógicas interculturais e o papel da educação na valorização das identidades e saberes tradicionais.
A proposta está alinhada à formação crítica dos futuros professores da Licenciatura em Matemática, incentivando o reconhecimento das múltiplas realidades escolares do país e o compromisso com uma educação mais inclusiva e equitativa.
Agradecimentos pela acolhida
A comitiva da UTFPR-CP foi recebida com atenção e hospitalidade por toda a equipe do Colégio Cacique Onofre Kanhgrén. A universidade agradece especialmente ao diretor Tiago Mafar de Souza Nogueira, bem como à equipe gestora, professores, estudantes e demais membros da comunidade escolar, por abrirem as portas da escola e compartilharem seus conhecimentos, histórias e vivências.
Considerações
A UTFPR-CP parabeniza todos os envolvidos pela iniciativa e reforça seu compromisso com uma educação que respeita, escuta e aprende com a diversidade. Visitas como essa fortalecem a formação docente e ampliam os horizontes de nossos estudantes, aproximando-os de realidades que enriquecem tanto o saber acadêmico quanto o humano.