Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Aluna da UTFPR Curitiba recebe prêmio de melhor trabalho de iniciação científica

Aluna da UTFPR Curitiba recebe prêmio de melhor trabalho de iniciação científica

Publicado 12/1/2022, 3:27:09 PM, última modificação 12/2/2022, 10:42:07 AM
Pesquisa analisou a mobilidade urbana na capital paranaense

O trabalho da Fernanda foi considerado o melhor do Brasil no Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica. (Foto: Arquivo Pessoal)

A estudante Fernanda Gubert, do curso de Sistemas de Informação, ficou em primeiro lugar no prêmio de melhor trabalho no Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica (CTIC), no XXVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia 2022). O CTIC seleciona os melhores trabalhos de alunos de graduação de todo o Brasil. 

“Foi uma surpresa, pois mesmo acreditando que tinha executado um bom trabalho junto aos meus orientadores, vi outros trabalhos e apresentações excelentes também participando do CTIC. Fiquei muito realizada em receber a premiação, até porque veio em um momento bastante oportuno, estou me formando neste semestre”, comemora Fernanda. A estudante foi orientada pelos professores Anelise Munaretto e Thiago Silva, do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF-CT). 

Trabalho premiado

O estudo analisou a mobilidade urbana de Curitiba por meio do uso do transporte público e dividiu a população em estratos socioeconômicos. O modelo criado pela aluna foi capaz de detalhar padrões como rotas mais frequentes utilizadas pelos usuários em relação ao tempo, espaço e classe econômica do indivíduo. De acordo com Fernanda, o modelo pode ajudar as empresas de transporte público a planejar aumentos da frota em determinados pontos e horários, “garantindo atender toda a cidade de Curitiba, já que nesta análise foi possível considerar o detalhamento comportamental por classe socioeconômica”. Além disso, o modelo também pode ajudar em situações como o combate às pandemias, pois colabora com a eliminação de agrupamentos de pessoas. 

Fernanda aplicou uma abordagem multicamadas chamada Multi-Aspect Graph (MAG) com quatro aspectos, com o objetivo de estudar o grafo de  mobilidade estabelecido e os padrões espaço-temporais. “Para evidenciar as vantagens de utilizar um MAG foram realizadas comparações com os resultados obtidos em nosso trabalho prévio, no qual foi criado um modelo representando os deslocamentos de origem e destino dos usuários do transporte público de Curitiba utilizando um grafo tradicional”, explica.

Simpósio

O XXVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia 2022) foi realizado em novembro em Curitiba e organizado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O evento é promovido todos os anos pela Sociedade Brasileira de Computação com objetivo de promover intercâmbio científico e técnico entre estudantes, pesquisadores e profissionais de multimídia, hipermídia e web.