Aluno da UTFPR quebra recorde brasileiro de escalada em velocidade

Pedro Yukio Egg, aluno do 7º período de Educação Física na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), conquistou um novo recorde brasileiro na modalidade de escalada em velocidade durante a Copa do Mundo de Escalada, realizada na França.Pedro já era o detentor da antiga marca, tendo batido o recorde nacional pela primeira vez no ano passado, também em uma etapa da Copa do Mundo.
O atleta de 24 anos alcançou o tempo de 6,26 segundos na prova qualificatória da competição. Nesta modalidade, dois competidores escalam simultaneamente uma parede de 15 metros de altura com inclinação de 5 graus, utilizando agarras padronizadas. O objetivo é alcançar o topo no menor tempo possível, sendo que o atleta que tocar a campainha no alto da parede primeiro é o vencedor.
O principal objetivo de Pedro com esta nova marca era justamente diminuir o tempo do recorde anterior para aproximar o Brasil do cenário internacional da escalada. "Apesar de ser um esporte menos conhecido no país, a escalada vem tendo um crescimento significativo nos últimos anos", constata o estudante. Ele conta também que diversas academias de escalada estão sendo inauguradas e há um aumento expressivo no número de novos praticantes e atletas, especialmente nas categorias juvenis.
“Esse potencial de crescimento e a paixão pelo esporte me motivaram a escolher a Educação Física, com o propósito de contribuir para o fortalecimento da escalada no Brasil e auxiliar novos talentos em suas jornadas", comenta o atleta.
