Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Biblioteca cria mala literária com livros de autores negros

Biblioteca cria mala literária com livros de autores negros

Publicado 11/17/2023, 3:45:30 PM, última modificação 11/17/2023, 3:46:33 PM
As obras tratam de temas raciais e estão disponíveis para empréstimo

Exposição da Mala Literária na Biblioteca da sede Centro (Foto: Francielle Lacerda/ASCOM).

Durante o mês da Consciência Negra, desde o dia 13, a Biblioteca do campus Curitiba da UTFPR realiza ação para celebrar a produção literária de autores negros. A Mala Literária expõe obras na entrada da Biblioteca da sede Centro, convidando a comunidade acadêmica a emprestar os livros e a explorar as vivências de cada autor e como elas contribuíram para moldar a estética e a estrutura de suas obras.   

 O acervo exposto é variado. De clássicos como Machado de Assis, Lima Barreto e Milton Santos, a autores contemporâneos como Chimamanda Ngozi Adichie. O destaque, contudo, vai para Carolina Maria de Jesus, uma das maiores escritoras negras do Brasil.

Já falecida, Carolina teve uma vida difícil e transformou sua realidade em um instrumento de denúncia social. Negra, favelada, mãe solo e catadora de papel, ela usou sua rotina para escrever uma série de poemas e de textos. Assim nasceu “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, autobiografia que externa o cotidiano de dificuldades vividas por Carolina para sobreviver em uma realidade marcada pela desigualdade. 

Esses são apenas alguns dos livros que compõem o acervo de toda a biblioteca e são o chamariz para quem passa por ali e quer conhecer novos autores e diversificar o repertório cultural. A ação vai até o final de novembro. 

Reportar erro