Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Campus Curitiba da UTFPR tem 16 cursos estrelados no Guia da Faculdade 2021

Campus Curitiba da UTFPR tem 16 cursos estrelados no Guia da Faculdade 2021

Publicado 10/27/2021, 3:56:53 PM, última modificação 11/3/2022, 1:25:36 PM
Letras Português recebeu 5 estrelas, a avaliação máxima

O curso de Letras Português ganhou cinco estrelas, nível máximo da avaliação do guia. (Foto: Dircom/UTFPR)

O Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná tem 16 cursos avaliados com estrelas pelo Guia da Faculdade de 2021, produzido pelo Jornal Estadão em parceria com a startup Quero Educação. Isso quer dizer que mais da metade das 24 graduações ofertadas na capital paranaense receberam as estrelas, o que indica alto nível de qualidade.

O destaque foi o curso de Letras Português, que ganhou cinco estrelas, nível máximo da avaliação do guia. Foi o único curso da UTFPR, em todos os campi, a atingir o resultado de excelência.

Outros 13 cursos do campus receberam quatro estrelas (Bacharelado em Química, Licenciatura em Química, Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática, Administração, Sistemas de Informação, Educação Física, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação) e dois foram avaliados com três (Comunicação Organizacional e Design).

A UTFPR contabilizou 77 cursos estrelados, sendo um cinco estrelas, 67 quatro estrelas e 9 três estrelas.

Guia da Faculdade 2021

O guia realiza a avaliação de mais de 15 mil cursos de graduação em todo o Brasil. As instituições públicas são destaque e acumulam a maior parte das cinco estrelas.

O método usado pelo Estadão e pela Quero Educação é a avaliação por pares. Ou seja, quase 10 mil professores e coordenadores do Ensino Superior analisam os cursos de maneira voluntária e concedem nota de um a cinco para os seguintes critérios: infraestrutura, projeto pedagógico e qualidade do corpo docente.

Depois do cálculo da média de cada graduação (excluindo a maior e a menor nota), os cursos são agrupados, recebendo cinco estrelas aqueles com notas entre 5 e 4,5, quatro estrelas para médias entre 4,5 e 3,5 e três estrelas para notas entre 3,5 e 2,5. Cursos com notas abaixo de 2,5 não recebem estrelas.