Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
UTFPR Curitiba promove evento internacional de software livre

UTFPR Curitiba promove evento internacional de software livre

Publicado 4/17/2023, 10:48:29 AM, última modificação 4/17/2023, 10:58:51 AM
A programação ocorreu de forma presencial com palestras e minicursos

Evento ocorre em diversos países (Foto: Andreza Modesto).

O Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada (PPGCA) da UTFPR Curitiba organizou o Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (FLISol), em parceria com a Comunidade Curitiba Livre, no último sábado, dia 15 de abril. O tema desta edição foi o uso de software livre demonstrando ao público em geral a filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento.

O festival foi realizado na sede Centro do campus Curitiba. A conferência de abertura contou com a presença de Daniel Lenharo, coordenador geral do FLISoL Brasil, Daniel Pigatto, professor e representante do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF), estudantes da UTFPR e também da comunidade externa. No total, 20 propostas de palestras e minicursos foram recebidas e 140 inscrições de participantes foram aceitas.

Daniel Lenharo, coordenador do FLISoL há seis anos, comenta: “o software livre tem um viés muito filosófico na questão de uso do computador, de acessibilidade e, para além disso, traz as pessoas para a área da tecnologia. Desse modo, enquanto coordenador do evento, completando o sexto ano nesta edição, eu tenho a possibilidade de ajudar na organização do evento não só na cidade que eu participo, no caso de Curitiba, como também em outras cidades do Brasil. Este ano, esperamos promover o festival em 90 cidades, aproximadamente, logo, isso faz com que eu tenha uma satisfação pessoal de poder estar contribuindo de alguma forma em outros espaços”.

Para Daniel Pigatto, professor do DAINF, “o FLISoL oferece um espaço rico de aprendizado e troca de conhecimentos. É um evento bem democrático que recebe desde pessoas que nunca ouviram falar em software livre até profissionais que trabalham há anos com soluções livres no mercado.”

Reportar erro