Página Inicial
/
Notícias
/
Curitiba
/
Campus Curitiba realiza palestra sobre assédio

Campus Curitiba realiza palestra sobre assédio

Publicado 8/7/2023, 4:46:51 PM, última modificação 8/7/2023, 4:56:16 PM
Thereza Cristina Gosdal, desembargadora e pesquisadora, palestrou à comunidade acadêmica

Desembargadora defende autorregulação  espaços de diálogo para combater os diferentes tipos de assédio (Foto: ASCOM-CT).

Servidores do campus Curitiba participaram de uma palestra sobre assédio moral e sexual nas relações de trabalho na tarde desta segunda-feira, 07 de agosto, no Auditório da sede Centro. A desembargadora Thereza Cristina Gosdal, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª região (TRT9) foi a convidada para falar sobre o tema. O evento fez parte das atividades de início do segundo semestre de 2023 e foi organizado pela gestão do campus. 

Além de desembargadora, Thereza é pesquisadora sobre os variados tipos de assédios no ambiente de trabalho. Durante a apresentação, que contou com a presença de professores, técnicos administrativos, bolsistas e estagiários, a convidada apresentou conceitos de assédio moral, sexual, organizacional e também sobre formas de identificar casos e combatê-los, especialmente no setor público. 

De acordo com Thereza, os espaços de trabalho devem reduzir as práticas de assédio usando a autorregulação, criando espaços de diálogo e construindo políticas de combate a estas violências. 

Boas-vindas

Durante a manhã, a Direção-Geral do campus Curitiba apresentou o Relatório de Gestão do último ano. A cerimônia de boas-vindas iniciou com apresentação dos grupos vocais Terça Maior e Coral da UTFPR. Durante o evento, Rossana aproveitou para dar boas-vindas a todos para o trabalho no segundo semestre de 2023 e destacou a importância da apresentação do relatório de gestão como uma ação de transparência e um momento para prestar contas à comunidade acadêmica.  Na sequência, os servidores de diferentes diretorias e áreas do campus apresentaram os principais resultados de trabalho dos últimos meses.

O professor Rodrigo Villanova, da Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) tratou sobre o andamento dos novos Projetos Pedagógicos dos Cursos do campus. O servidor Lucas de Oliveira, da Coordenação de Tecnologia na Educação (COTED) falou sobre a plataforma Sophia, um portal de cursos on-line abertos e massivos (MOOC). O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Francis Meneghetti, relatou as avaliações positivas dos programas de pós-graduação por parte da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com destaque para o Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial que alcançou nota 6 no quadriênio 2017-2021, o que representa excelência para um programa. 

A Assessoria de Comunicação (ASCOMT) apresentou as mudanças realizadas nos últimos meses, com readequação da estratégia de comunicação, reorganização dos processos de trabalho e reforma gráfica e editorial dos produtos e canais. A Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (COGERH) apresentou estudo sobre a defasagem no número de técnicos administrativos no campus Curitiba em relação aos demais campi da UTFPR e de outras universidades federais. A COGERH também atualizou os presentes sobre o andamento do Programa de Gestão de Desempenho (PGD), que aguarda aprovação do Conselho Universitário (COUNI) ou da reitoria. 

O Departamento de Educação (DEPED) abordou as ações de inclusão no campus: projetos de extensão, cursos e oficinas, programas, disciplinas, palestras e trabalhos de conclusão de curso realizados sobre o tema. A Divisão de Obras e Manutenção de Bens Imóveis (DIOMAI) e o Departamento de Projetos de Obras (DEPRO) relataram as principais obras realizadas nos últimos meses e a matriz usada para priorizar os chamados recebidos. A Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação (COGETI) apresentou resumo sobre a instalação de fibra óptica nas sedes Centro e Neoville.

O diretor de Graduação e Educação Profissional, professor Marcelo Motta, falou sobre os editais que oferecem apoio aos departamentos, à gestão e a outros processos e projetos do campus. O diretor relembrou os presentes sobre o UT-CT-Qualifica, programa criado para incentivar talentos dos estudantes de graduação por meio da participação em ações da gestão, de pesquisa, ensino ou extensão. Por fim, a diretora-geral, professora Rossana Finau, falou aos presentes sobre mudanças nos processos de compra.