Notícias
/
Curitiba
/
Conselho Diretor e Comitê Gestor do Parque Científico e Tecnológico tomam posse

Conselho Diretor e Comitê Gestor do Parque Científico e Tecnológico tomam posse

Publicado 8/8/2023, 4:59:40 PM, última modificação 8/8/2023, 5:06:23 PM
PCT-CT vai estimular o desenvolvimento da ciência, da inovação e da tecnologia na região

“O PCT-CT será peça fundamental no ecossistema de inovação de Curitiba e região”, afirma o diretor do parque, Ricardo Fernandes (Foto: ASCOM-CT).

O Conselho Diretor e o Comitê Gestor do Parque Científico e Tecnológico do campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PCT-CT) tomaram posse nesta terça-feira, dia 8 de agosto, em cerimônia realizada no Auditório da sede Centro. O evento contou com a participação de representantes do governo estadual, da prefeitura de Curitiba, de entidades representativas da indústria, do comércio, de programas de inovação, além da comunidade acadêmica do campus e da reitoria da UTFPR.

O PCT-CT vai funcionar na sede Neoville, localizada no coração industrial da capital paranaense, a Cidade Industrial de Curitiba (CIC). O empreendimento foi criado para estimular a colaboração e a interação entre a academia e o setor empresarial, contribuindo com o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação em Curitiba e região. De acordo com a diretora-geral do campus Curitiba, professora Rossana Finau, o espaço será um laboratório vivo que representa o cerne da UTFPR: a relação entre a comunidade acadêmica e o fazer do mundo do trabalho. 

Para o diretor do parque, professor Ricardo Fernandes da Silva, o PCT-CT “será peça fundamental no ecossistema de inovação de Curitiba e região. Afinal, nós já nascemos no Vale do Pinhão”. O reitor da UTFPR, Marcos Schiefler Filho, comemorou o lançamento: “muito sucesso, vida longa ao nosso PCT-CT, queremos ter cada vez mais a participação do setor produtivo industrial, do comércio, do terceiro setor, da sociedade civil organizada, que a gente possa seguir trilhando esse caminho”. 

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Aldo Bona, representou o governador Ratinho Junior no evento e destacou a relevância do Parque Científico e Tecnológico para contribuir na transformação do Paraná no estado mais moderno e inovador do país. Márcia Regina Krama, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPUUC), afirmou que a “abertura deste espaço qualificado - não só pelas questões tecnológicas, mas pelas pessoas que estão envolvidas - virá a trazer ainda mais opções para o nosso empresariado”. Parque Científico e Tecnológico

O Parque Científico e Tecnológico tem um potencial de construção de mais de 150 mil m². Empresas selecionadas pelos editais poderão se hospedar no espaço por até 20 anos, em um ambiente dinâmico para o desenvolvimento conjunto de inovações.

A missão do PCT-CT é promover a construção de ambientes especializados e cooperativos voltados para ciência, inovação e tecnologias sustentáveis, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão focadas na geração de produtos, processos, serviços, transferência e difusão de tecnologia. Será um espaço de relação entre a academia, o setor produtivo e a comunidade, desenvolvendo relações empresariais, atividades de inovação, de empreendedorismo e de extensão universitária.

O PCT-CT vai realizar o apoio em convênios entre a UTFPR Curitiba e outras instituições de pesquisa; assessoria para criação de spin-offs acadêmicos; assessoria para proteção de pesquisa/invenção; assessoria para proteção de software; assessoria para solicitação ou recebimento de patrocínios; divulgação de editais e chamadas de financiamento; hospedagem de laboratórios e projetos de P&D&I; hospedagem de startups no parque científico e tecnológico; HUB de grupos de pesquisa e laboratórios; incubadora – IUT; infraestrutura laboratorial; jornada empreendedora; locação de espaço para hospedagem de empresas; locação de espaços para eventos culturais, esportivos, lazer; prestação de serviços; e treinamentos.

Conselho Diretor 

Durante o evento, o Conselho Diretor do PCT-CT tomou posse. Os integrantes são:

  • Rossana Aparecida Finau (presidente);

  • Walmor Cardoso Godoi e Ana Paula Wyszczuk (Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias);

  • Marcelo Souza Motta (Diretoria de Graduação e Educação Profissional);

  • Francis Kanashiro Meneghetti (Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação);

  • Carlos Wellington Tenório de Araújo (Diretoria de Planejamento e Administração);

  • Ricardo Fernandes da Silva (diretor do PCT-CT);

  • Áurea Cristina Magalhães Niada (representante do Conselho Universitário);

  • Márcia Regina Krama (representante da prefeitura de Curitiba);

  • Gabriel Hubner de Macedo (representante da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná);

  • Júlia Maia (representante da Federação das Indústrias do Estado do Paraná);

  • Maico de Ornellas (representante das Instituições de Ensino Superior da região do parque); e

  • Fernando César de Lai (representante das empresas instaladas no parque).

Comitê Gestor

O Comitê Gestor será composto pelos integrantes:

  • Ricardo Fernandes da Silva (diretor do PCT-CT);

  • Giuseppe Pintaúde (coordenador do Programa de Empreendedorismo e Inovação;

  • Charlie Antoni Miquelin (coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica);

  • Thiago Cavalcante Nascimento (indicado pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação);

  • Adriano Verdério (Diretoria de Graduação e Educação Profissional);

  • Anderson Caetano Paulo (indicado pela Diretoria de Planejamento e Administração);  e

  • Paulo Daniel Batista de Souza (indicado pela Direção-Geral do campus).