Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Corais da UTFPR se apresentam na Oficina de Música de Curitiba

Corais da UTFPR se apresentam na Oficina de Música de Curitiba

Publicado 7/5/2023, 9:57:24 AM, última modificação 7/5/2023, 10:26:29 AM
Vozes da tecnológica integraram a oitava Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba

O Coral UTFPR e o grupo Terça Maior cantaram diante de uma casa cheia (Fotos: Walter Bach).

Dois corais da UTFPR participaram da oitava Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba, parte da programação da 40ª Oficina de Música de Curitiba: o Coral UTFPR e o Grupo Vocal Terça Maior. A apresentação ocorreu no Memorial de Curitiba, na noite da última sexta-feira, 30 de junho.

"Escolhi as mais contrastantes e que exploram diferentes aspectos. Sobre o tempo é doce, reflexiva e emocionante. Por isso, nessa música, trabalhamos muito mais a afinação, o timbre e a expressividade. O coro foi respondendo muito bem, por eles amarem cantar essa música, logo chegamos num resultado bem satisfatório", revela Ana Julia Lima, regente do Coral UTFPR, a respeito de Sobre o Tempo, uma das músicas cantadas.

Jack Soul Brasileiro, a segunda canção apresentada, pediu outra abordagem. A regente sabia como essa música seria desafiadora, graças ao seu ritmo rápido, recheado por trava-línguas e transições de cantar. "Desde o início focamos muito na parte rítmica e na letra, quando isso estava dominado fomos trabalhando mais afinação, dinâmicas, e etc. Quando eles já estavam confortáveis, eles não conseguiam evitar dançar quando cantavam a música, pois ela naturalmente possui esse caráter. Sendo assim, quis aproveitar a afinação deles e montar uma apresentação bastante cheia de brasilidade, ritmo, dança e agito!", afirma a professora. 

Cerca de um mês antes da participação na Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba, ela disse aos integrantes do grupo que eles iam tocar instrumentos de percussão. Segundo Ana, alguns acharam que teriam pouco tempo para aprender. "Mas quando o regente acredita nos coralistas, eles acreditam também. Então acreditei até o fim neles! E não deu outra… Em 3 ensaios eles já tinham dominado a batucada, e estavam super animados com os resultados. Ver eles livres e alegres na performance faz tudo valer a pena", conta.

O grupo Terça Maior, por sua vez, se apresentou com trajes marítimos - entre eles, havia piratas e até uma sereia, de acordo com o tema das músicas cantadas: o mar. No começo desse ano, com a chegada de novos participantes, o som se enriqueceu e ganhou novos timbres, expandindo os arranjos e o figurino.

 "A inserção de poesias é resquício da produção do espetáculo Nascentes: música e poesia em águas luso-brasileiras, apresentado em 2018 e 2019 com sucesso de público. Algumas poesias brasileiras ficaram de fora do roteiro original, e foram então recuperadas nesta temporada de 2023", conta Patrick C. Kondlatsch, regente do Terça Maior. De acordo com ele, "o Terça Maior vem produzindo esse repertório inédito desde o final de 2022, com um grupo consolidado de coralistas mais experientes".

Ana Julia, regente do Coral UTFPR, reforça o aprendizado construído ao longo dos ensaios. "O que me realiza é ver o quanto eles amaram fazer tudo isso, alguns nunca tiveram nenhuma experiência com música antes… Ensinar a eles se perceberem como artistas tem sido um grande prazer. Aprendemos juntos no coro UTFPR", finaliza.