Corais da UTFPR se apresentam na Oficina de Música de Curitiba
Dois corais da UTFPR participaram da oitava Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba , parte da programação da 40ª Oficina de Música de Curitiba : o Coral UTFPR e o Grupo Vocal Terça Maior. A apresentação ocorreu no Memorial de Curitiba , na noite da última sexta-feira, 30 de junho.
"Escolhi as mais contrastantes e que exploram diferentes aspectos. Sobre o tempo é doce, reflexiva e emocionante. Por isso, nessa música, trabalhamos muito mais a afinação, o timbre e a expressividade. O coro foi respondendo muito bem, por eles amarem cantar essa música, logo chegamos num resultado bem satisfatório", revela Ana Julia Lima, regente do Coral UTFPR, a respeito de Sobre o Tempo, uma das músicas cantadas.
Jack Soul Brasileiro, a segunda canção apresentada, pediu outra abordagem. A regente sabia como essa música seria desafiadora, graças ao seu ritmo rápido, recheado por trava-línguas e transições de cantar. "Desde o início focamos muito na parte rítmica e na letra, quando isso estava dominado fomos trabalhando mais afinação, dinâmicas, e etc. Quando eles já estavam confortáveis, eles não conseguiam evitar dançar quando cantavam a música, pois ela naturalmente possui esse caráter. Sendo assim, quis aproveitar a afinação deles e montar uma apresentação bastante cheia de brasilidade, ritmo, dança e agito!", afirma a professora.
Cerca de um mês antes da participação na Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba , ela disse aos integrantes do grupo que eles iam tocar instrumentos de percussão. Segundo Ana, alguns acharam que teriam pouco tempo para aprender. "Mas quando o regente acredita nos coralistas, eles acreditam também. Então acreditei até o fim neles! E não deu outra… Em 3 ensaios eles já tinham dominado a batucada, e estavam super animados com os resultados. Ver eles livres e alegres na performance faz tudo valer a pena", conta.
O grupo Terça Maior, por sua vez, se apresentou com trajes marítimos - entre eles, havia piratas e até uma sereia, de acordo com o tema das músicas cantadas: o mar. No começo desse ano, com a chegada de novos participantes, o som se enriqueceu e ganhou novos timbres, expandindo os arranjos e o figurino.
"A inserção de poesias é resquício da produção do espetáculo Nascentes: música e poesia em águas luso-brasileiras, apresentado em 2018 e 2019 com sucesso de público. Algumas poesias brasileiras ficaram de fora do roteiro original, e foram então recuperadas nesta temporada de 2023", conta Patrick C. Kondlatsch, regente do Terça Maior. De acordo com ele, "o Terça Maior vem produzindo esse repertório inédito desde o final de 2022, com um grupo consolidado de coralistas mais experientes".
Ana Julia, regente do Coral UTFPR, reforça o aprendizado construído ao longo dos ensaios. "O que me realiza é ver o quanto eles amaram fazer tudo isso, alguns nunca tiveram nenhuma experiência com música antes… Ensinar a eles se perceberem como artistas tem sido um grande prazer. Aprendemos juntos no coro UTFPR", finaliza.