Doutoranda em Sustentabilidade Ambiental Urbana concorre ao 25º Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade
A tese de doutorado da aluna na UTFPR campus Curitiba , Julianna Crippa, do Programa de Doutorado em Sustentabilidade Ambiental Urbana (PPGSAU), está concorrendo ao 25º Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade na categoria “Dissertação de mestrado ou tese de doutorado”. A premiação é uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção e nesta etapa os trabalhos recebem votação popular por meio deste link.
A tese de Julianna se intitula “Otimização computacional da Avaliação da Sustentabilidade do Ciclo de Vida (ASCV) integrado à Modelagem da Informação da Cidade (CIM): proposta de método para tomada de decisão em estudos preliminares de infraestrutura viária urbana - Julianna Cripp”. Para votar basta informar nome e e-mail.
Tese
O estudo se concentra no desenvolvimento de uma metodologia que integra Modelagem da Informação da Construção (BIM), Pesquisa Operacional e Avaliação de Sustentabilidade do Ciclo de Vida (ASCV), com um diferencial importante: a aplicação em escala urbana, onde o BIM se transforma no conceito “Modelagem da Informação da Cidade” (CIM) ao ser combinado com o Sistema de Informação Geográfica (GIS). Em resumo, é desenvolvido um método que combina essas áreas para ajudar na tomada de decisões durante os estudos preliminares de traçados de infraestrutura urbana.
A pesquisa inova ao unir estes conceitos. “Minha proposta permite avaliar e selecionar soluções ótimas de infraestrutura considerando, separadamente, aspectos de sustentabilidade ambiental, social e econômico nas fases de terraplanagem e obra, mas que podem ser expandidas para todo o ciclo de vida do empreendimento”, explica Julianna.
Para desenvolver essa metodologia foram testados três softwares que integram BIM+GIS e oferecem ferramentas de otimização. O modelo final permite estimar custos e impactos ambientais e sociais ainda nos estudos preliminares, uma contribuição fundamental para o planejamento sustentável de infraestrutura urbana.
O método está em um estágio avançado de consolidação e já pode ser replicado tanto pelo setor privado, quanto pelo governo. “Além disso, os resultados da pesquisa oferecem insights valiosos para desenvolvedores de software, incentivando a inclusão de critérios que vão além de aspectos puramente econômicos, promovendo soluções de infraestrutura mais sustentáveis e baseadas em dados”, completa.