Notícias
/
Curitiba
/
Equipe da UTFPR-CT conquista colocação histórica na Fórmula SAE Brasil

Equipe da UTFPR-CT conquista colocação histórica na Fórmula SAE Brasil

Publicado 1/4/2023, 10:01:53 AM, última modificação 1/5/2023, 8:15:03 AM
A Fórmula UTFPR subiu quatro posições em relação à disputa de 2019

Fórmula UTFPR faz história na Fórmula SAE Brasil 2022 com o carro EK-305. (Foto: Fórmula UTFPR)

A Fórmula UTFPR, equipe do campus Curitiba que disputa a Fórmula SAE Brasil, terminou a temporada de 2022 em 17º lugar, quatro posições acima da atuação em 2019, a última competição presencial antes da pandemia de Covid-19.  O carro construído pelos estudantes, batizado de EK-305, registrou desempenho histórico em várias categorias. 

“O resultado mostrou a qualidade do carro desenvolvido e acertado pela equipe e, é claro, também mostrou a qualidade dos pilotos. Vale lembrar também que a equipe havia sido bastante renovada, sobrando poucos integrantes com experiência anterior, o que mostrou também uma capacidade gerencial do time”, avalia o vice-coordenador da equipe, professor Marcelo Maldaner, do Departamento Acadêmico de Mecânica (DAMEC). 

O EK-305 ficou em 9º lugar no enduro, que é uma prova de resistência e de tempo, em que são percorridos 22 quilômetros.  A equipe também levou o 12º lugar no autocross, uma prova de pista com curvas em que se busca o menor tempo. Já na prova de apresentação, o veículo terminou em 14º lugar.  “Nosso desempenho foi ótimo em relação às competições passadas. Nosso carro estava andando muito bem e funcionando sem problemas”, comemora Ana Carolline Aparecida de Azevedo, estudante de Engenharia Mecânica e responsável pelo marketing da equipe. 

O protótipo usado na disputa começou a ser desenvolvido em 2020. Porém, o projeto ficou parado até meados de 2021, devido à pandemia. No segundo semestre daquele ano, o carro começou a ser fabricado e foi criado utilizando dois softwares: o SolidWorks, para projetar o protótipo, e o Ansys, para simular todas as cargas e esforços exigidos na competição.

Fórmula SAE Brasil

A Fórmula SAE Brasil é disputada por grupos de estudantes universitários de todo o país. O objetivo é aplicar conhecimentos de engenharia para construir um carro tipo fórmula dentro das normas estipuladas pela SAE. 

O processo começa com o desenvolvimento de um projeto, depois o carro é montado e, por fim, o veículo participa da competição. Durante o processo, os integrantes da equipe estudam sobre mercado, administração de orçamento, design, liderança e precisam cumprir metas. 

O evento competitivo dura seis dias. Durante esse tempo, os carros passam por provas estáticas e dinâmicas para avaliação de performance, além das apresentações técnicas das equipes.

“Além da óbvia experiência obtida pela equipe nas várias funções que um engenheiro pode ocupar, há ainda uma abertura de oportunidades para estes alunos, que são observados pela indústria automobilística participante no evento. A universidade e os alunos recebem convites para trabalhar, estudar ou formar parcerias. É, portanto, altamente recomendado que alunos de graduação, não somente de engenharia, participem e tenham essa vivência”, afirma o professor Marcelo. 

Fórmula UTFPR

O Fórmula UTFPR começou em 2017 com um grupo de alunos apaixonados por automobilismo. Atualmente fazem parte da equipe estudantes de Engenharias e de Design, somando 56 pessoas. 

Clique aqui para conhecer mais sobre a equipe:
Fórmula UTFPR