Equipe de robótica conquista prata e bronze em campeonato internacional
A Crossbots, a maior equipe de robótica da UTFPR, com cerca de 70 membros de diversos cursos, participou do RSM Challenge Internacional 2025, campeonato realizado em Mogi das Cruzes, em São Paulo. A equipe conquistou o segundo e terceiro lugar em duas modalidades em disputa.
Para Victor Hugo Maltezo Mota, capitão da equipe, o resultado da Crossbots foi muito além do que os integrantes imaginavam. “A RSM Challenge prova que o nosso esforço vale a pena e uma comprovação de que a UTFPR faz robótica de um jeito que outras universidades não conseguem, até mesmo contra equipes que vieram da Europa. No seguidor/perseguidor de linha, a maior parte dos robôs no top cinco custam aproximadamente R$ 5 mil e conseguimos dois pódios com um robô que não custa nem 1/5 do valor”, comemora.
Categorias
Na categoria autônoma, a equipe ficou com terceiro lugar em “Seguidor de Linha”. A modalidade tem o objetivo de seguir uma linha branca em uma pista de borracha, cheia de curvas e desafios. O vencedor é determinado por um sistema de tomada de tempo. Vence quem completa o circuito em menor tempo durante os quatro dias de competição.
A Crossbots conquistou o segundo lugar em “Perseguidor de Linha”, modalidade semelhante ao seguidor de linha, porém com um circuito "espelhado" uma metade é igual a outra, e é posto um robô de cada lado e começam a correr no mesmo instante, o robô que chegar nas costas do outro primeiro vence. São necessárias duas vitórias para ganhar a partida. Essas conquistas refletem o trabalho coletivo da equipe e o empenho em representar a UTFPR nas competições.
Campeonato Internacional
A competição contou com mais de 80 equipes e 1.000 inscritos, incluindo participantes de outros países como Equador, Colômbia, México e Argentina, além de representantes de várias instituições brasileiras que são referência na robótica, como USP, PUC-Rio, UFPR, UNIFEI, entre outras.
A UTFPR foi para a competição com aproximadamente 15 robôs, divididos em várias categorias independentes. Além das categorias autônomas, a equipe disputou as diferentes modalidades de radiocontrolados. Entre elas os combates, as famosas batalhas de robôs e os sumos rádios, categoria semelhante ao seguidor de linha, mas com uma pessoa controlando.