Estudante da UTFPR apresenta trabalhos inovadores em Conferência Internacional de Mobilidade em Paris

Gustavo Henrique Bruno dos Santos, estudante do 6º período de Engenharia de Computação da UTFPR Curitiba , obteve destaque ao apresentar dois trabalhos no NetMob2025. A conferência internacional, que é uma das principais na área de análise de dados de mobilidade, foi realizada na última semana, de 8 a 10 de outubro, em Paris, na França.
O trabalho, intitulado "Mapping Urban Mobility with Interest Networks: Cross-Platform and User Behavior Insights", apresentado na trilha principal do evento, explora uma fonte alternativa de dados de mobilidade: as Redes Sociais Baseadas em Localização (LBSNs), como o Google Maps e o Foursquare. Gustavo investigou se é possível compreender a mobilidade urbana usando esses dados, avaliando a robustez das análises independentemente da rede social ou região. Para facilitar a pesquisa na comunidade, ele disponibilizou a ferramenta H3-Cities que oferece hexágonos de diferentes tamanhos para cidades em todo o mundo. Além disso, propôs as Zonas Urbanas de Preferência, uma forma de caracterizar cidades com base nos movimentos das próprias pessoas, em vez de divisões administrativas tradicionais.
Já na trilha do Data Challenge, Gustavo apresentou "Decoding Urban Interest: The Roles of Purpose, Transportation and Spatial Scale in City Mobility". Utilizando um conjunto de dados de mobilidade da Paris e região, ele demonstrou a importância do enriquecimento de dados para a previsão do movimento humano. Seu estudo desafia modelos "universais" clássicos, mostrando que a capacidade de predição varia drasticamente ao considerar o propósito das viagens (lazer, compras, trabalho) e os meios de transporte escolhidos. A pesquisa enfatiza a necessidade de dados mais ricos e a consideração do contexto da ação das pessoas para um estudo mais preciso da mobilidade.
A participação no NetMob não apenas ampliou a compreensão de Gustavo sobre os desafios da mobilidade em diferentes setores, contou o estudante, mas também resultou em um convite para um estágio no INRIA (Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique) na França. Lá, ele poderá avançar sua pesquisa e atuar diretamente na promoção de políticas públicas para melhorar a vida das pessoas.
Gustavo atribui essa oportunidade ao apoio da UTFPR e ao financiamento de projetos de pesquisa vinculados ao CNPq, nos quais atua junto aos seus orientadores. “A UTFPR me deu os fundamentos que me guiaram na pesquisa, os meus orientadores professor Thiago H. Silva e professora Myriam Delgado, e, nesse caso em particular, os servidores que lidam com todas as análises pesadas apresentadas nos meus trabalhos.”
O evento
O NetMob é uma iniciativa do MIT Media Lab realizada desde 2010 e reúne pesquisadores globais dedicados a compreender o movimento das pessoas nas cidades para melhorar a qualidade de vida.
A edição de 2025 do NetMob abordou temas cruciais, como a vulnerabilidade de pessoas de baixa renda à poluição do ar, a redução do congestionamento pela diminuição da velocidade em rodovias próximas a centros urbanos, as causas de "barreiras de segregação" em cidades, o impacto de políticas de transporte público e a acessibilidade para pessoas com mobilidade limitada. Gustavo contribuiu para essa discussão com pesquisas inovadoras.