Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Estudantes criam maquetes das três sedes do campus Curitiba

Estudantes criam maquetes das três sedes do campus Curitiba

Publicado 2/10/2023, 3:37:14 PM, última modificação 2/10/2023, 3:43:15 PM
Atividade foi realizada durante as férias e faz parte das oficinas do Plano Diretor

Estudantes desenvolvem maquete (Foto: Comissão de Elaboração do Plano Diretor).

Durante as férias de verão, um grupo de seis estudantes de Design e de Arquitetura e Urbanismo produziu maquetes para representar as três sedes do campus Curitiba: Centro, Ecoville e Neoville. A atividade foi coordenada pelo arquiteto Cleverson Sgoda, servidor da UTFPR, e faz parte das oficinas para refletir sobre o Plano Diretor do campus, um instrumento que vai pensar, organizar e reorganizar o uso e ocupação dos espaços físicos da UTFPR Curitiba. 

A Oficina de Maquetes foi realizada nos meses de janeiro e fevereiro. De acordo com Cleverson, do Departamento de Projetos (DEPROJ), a proposta do trabalho foi “conversar e discutir o uso e os espaços das três sedes enquanto fazíamos o reconhecimento das suas infraestruturas para a elaboração dos desenhos a serem cortados e transformados na representação tridimensional, em escala 1:500 dos edifícios das Sedes da UTFPR em Curitiba e olhar para sua inserção na malha urbana da cidade”.

Teoria e prática

O trabalho começou com um encontro dos alunos participantes com a professora Simone Polli, a presidente da Comissão de Elaboração do Plano Diretor. Os estudantes também tiveram uma reunião com o arquiteto Leon Costa, dono de uma empresa especializada em maquetes.

Depois da fase teórica, os estudantes visitaram as três sedes do campus para realizar um reconhecimento físico dos espaços, tiveram aula com um professor de arquitetura e estudaram dados do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e da própria UTFPR. “O objetivo foi levantar informações e dados dos edifícios da universidade e do seu entorno, passando a desenhar as peças para o corte”, detalhou Cleverson Sgoda. 

A montagem e colagem das maquetes foi realizada na modelaria do Departamento Acadêmico de Design Industrial (DADIN). As maquetes criadas pelos estudantes Bárbara Stella Gantzel Dos Santos, Giuliano Nepomuceno Brizolla, Laise Abrão Bittencourt, Nicolly Polakowski De Souza, Kesse Jhones de Almeida Bueno e o Homero Cheli ficarão expostas no aquário do pátio do Bloco L. 

Semana do Plano Diretor

Os servidores técnicos e professores do campus Curitiba da UTFPR estão convidados a participar da Semana do Plano Diretor, que será realizada entre 13 e 16 de fevereiro, no auditório da sede Centro, sempre entre 8h e 12h. Durante estes dias, serão oferecidas quatro oficinas preparadas pela Comissão de Elaboração do Plano Diretor. 

O objetivo é iniciar o envolvimento da comunidade acadêmica na construção do Plano Diretor, que deve ocorrer de forma coletiva e participativa. Clique aqui para realizar sua inscrição.

Saiba mais sobre a semana clicando aqui.

Plano Diretor 

O Plano Diretor é o principal instrumento que definirá uma política adequada de uso e ocupação do campus Curitiba pelos próximos dez anos. A elaboração do documento leva em conta a relação dos espaços com a cidade e com as atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

O Plano Diretor do campus Curitiba será desenvolvido em três grandes fases: leitura temática integrada, com o levantamento dos problemas e potencialidades; a fase propositiva, com a indicação dos cenários possíveis (tendencial, intermediário e futuro); e a tabulação e sistematização do material das oficinas e conclusão dos relatórios.

Clique aqui para saber mais sobre o Plano Diretor.