Curitiba
/
Estudantes da especialização em Patrimônio Histórico e Restauro do Campus Curitiba participam de seminário na Itália

Publicado 5/2/2024, 3:33:20 PM, última modificação 5/2/2024, 3:35:04 PM
Ateliê para os alunos da Universidade de Pescara está previsto para ocorrer em Antonina

Estudantes durante o ateliê na Itália (Foto: arquivo pessoal).

Estudantes do curso de especialização em Patrimônio Histórico e Restauro da UTFPR campus Curitiba participaram do Seminário Internacional de Conservação, realizado no início de abril em Pescara e Spoltore, na Itália. A ideia surgiu do professor convidado do curso, Claudio Varagnoli, da Università degli Studi Gabriele d’Annunzio di Chieti-Pescara, que propôs ao grupo de alunos uma experiência prática na Europa.

Os participantes vivenciaram na prática os desafios e as soluções relacionados à preservação do patrimônio histórico. “O seminário teve como objetivo agregar conhecimento, refletindo sobre a problemática essencial que percorre as cidades: a conservação dos centros históricos. Os alunos tiveram desempenho acima das expectativas comprovando a importância de experiências internacionais no campo dos estudos do patrimônio e restauro”, afirma a coordenadora do curso, professora Giceli Portela.

Para o ano de 2025, está prevista a realização de um ateliê em Antonina, no litoral do Paraná, para os alunos da Universidade de Pescara, fortalecendo os laços acadêmicos e culturais entre as instituições. O ateliê internacional é um dos componentes de cursos de pós-graduação que dá aos alunos a oportunidade de realizar estudos práticos, pesquisas ou projetos em outros países.