Estudantes de arquitetura recebem menção honrosa em concurso nacional

Uma equipe de estudantes da UTFPR campus Curitiba recebeu menção honrosa no 17º concurso do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) para discentes de arquitetura. Na edição deste ano, o tema foram ações contra mudanças climáticas. Sob orientação das professoras Karina Pimentel e Thais Saboia e do professor Rodolfo Tessarui, do Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (DEAAU), os estudantes Camila Brocardo, Brenda de Almeida, Fábio Auffinger e Gabriel Luiz Tiepermann submeteram o projeto do “Complexo Arandu”, um espaço físico para mediar trocas entre a ciência e a natureza em Vila Velha - ES.
O complexo foi pensado com quatro estações: Periantã, Matupá, Apoena e Museu Porto do Sal, cada uma com função específica, mas todas com o objetivo de mitigar os impactos na área de manguezais da região. Além disso, o projeto também tem impacto econômico, pois traz economia de recursos físicos em sua proposta.
“É uma grande satisfação receber uma menção honrosa em um concurso de relevância nacional como o CBCA, especialmente considerando a complexidade do tema ‘ações contra as mudanças climáticas globais’. Além de termos a confirmação de que fomos pelo caminho certo dentro da amplitude temática, vemos que o nossos esforços como equipe valeram a pena (...) Acreditamos que o ser humano desempenha um papel central na mitigação das mudanças climáticas, e nossa proposta colocou esse agente em primeiro plano”, comenta Gabriel Tiepermann, representando sua equipe.