Evento internacional aproxima estudantes de ensino médio da física de partículas
A UTFPR campus Curitiba participou do Masterclasses de Física de Partículas, evento internacional anual que reúne estudantes de ensino médio e físicos do mundo todo. O Masterclasses é realizado em parceria com laboratórios internacionais de ponta, como Fermilab, o Fermi National Accelerator Laboratory (laboratório estadunidense especializado em física de partículas) e CERN, a Organisation Européenne pour la Recherche Nucléaire (maior laboratório de física de partículas do mundo, localizado na fronteira entre França e Suíça).
No evento, os estudantes analisam dados reais de laboratórios de pesquisa, fazem tratamentos estatísticos buscando compreendê-los e compartilham os resultados obtidos com físicos que atuam no laboratório fornecedor das informações para a análise.
O Masterclasses de Física de Partículas foi mediado pelo polo local do Masterclasses da UTFPR Curitiba e organizado pelos professores Luciana Rocha Hirsch e André Steklain, com o auxílio dos alunos de Licenciatura em Física Heitor Trevisan, Rafael Urbanek, Isabel Ribas, Emanuele Simermann, Gilberto Fragoso Filho e Aretha Mercuri.
O evento recebeu os alunos do ensino médio do Instituto Federal do Paraná (IFPR) campus Curitiba Cauan Stocco, Felipe Correa, Gustavo Grunwald, Sergio Mattos e Heitor Wszolek. Neste ano, os participantes do Masterclasses na UTFPR-CT trabalharam com os dados fornecidos pelo experimento NOvA do laboratório Fermilab, tendo como objeto de estudo os neutrinos.
NOvA é um experimento que, desde 2014, conta com a ajuda de mais de 250 cientistas de oito países para tentar entender o comportamento dos neutrinos, que são partículas subatômicas curiosas: depois dos fótons, são a partícula mais abundante do universo. Extremamente leves, são afetados por apenas duas das quatro forças fundamentais. Essas partículas desempenharam um papel fundamental no surgimento do universo, por isso, muitos cientistas se esforçam para desvendar o funcionamento delas. O experimento NOvA estuda oscilações durante uma viagem entre dois pontos específicos para compreender as propriedades básicas dos neutrinos.
O grupo de alunos do IFPR assistiu a uma palestra sobre o Modelo Padrão e Neutrinos. Durante a fala, foram introduzidos à física de partículas e ao tratamento de dados. Depois realizaram uma atividade pedagógica na linguagem de programação Python para analisar dados do experimento NOvA e chegar às conclusões. Na última fase da atividade, se reuniram com físicos do Fermilab por meio de videoconferência para apresentar e debater os resultados. Também conversaram sobre o trabalho e a vida de um pesquisador.
O Masterclasses de Física de Partículas na UTFPR promove ensino, pesquisa, extensão e internacionalização, com o apoio da DIREC-CT, a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias.
Saiba mais sobre o projeto e assuntos relacionados no site do Masterclasses Internacional ou pelo instagram do nosso polo local do Masterclasses UTFPR: @masterclassesutfpr.