Exposição de fotografias, Meros do Brasil e palestras: veja como foi a Semana do Meio Ambiente da UTFPR Curitiba
A UTFPR Curitiba realizou entre os dias 3 a 6 de junho a Semana do Meio Ambiente, uma iniciativa dedicada à conscientização ambiental, realizada anualmente na primeira semana de junho. O propósito foi estimular ações que promovam a preservação da natureza, o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade ambiental.
“O que mais me impressionou, foi a participação de estudantes de diversos cursos, engajados nas atividades e preocupados com as questões ambientais atuais. O que evidenciou a importância do evento na promoção da conscientização e no fortalecimento do compromisso da Universidade com a construção de uma sociedade mais sustentável”, comenta a professora organizadora do evento, Renata Ruaro.
Programação
Neste ano, o evento iniciou com uma exposição fotográfica com imagens da biodiversidade da região de Curitiba , promovida pelos projetos de extensão Biotiba e Ser Ambiental, no Pátio Central da Sede Centro da UTFPR-CT. Já no segundo dia, foram realizados quatro eventos. A exposição do Projeto Meros do Brasil, realizada na Sede Ecoville, apresentou animais taxidermizados que revelaram a biodiversidade dos mares brasileiros. A palestra Journée Mondiale de l'Environnement foi realizada de forma híbrida e estudantes da universidade apresentaram em francês suas descobertas ligadas à sustentabilidade e meio ambiente. Simultaneamente, no Escritório Verde, realizou-se uma roda de três palestras. A primeira foi com o designer Rodolpho Gutierrez, da Boulle Móveis de Madeira. A segunda com o tema principais desafios de aplicação da Inteligência Artificial (IA) no desenvolvimento de CT&I sustentáveis, com Marcio Spinosa, Diretor Científico da Fundação Araucária. A terceira e última palestra abordou IA e Meio Ambiente: Desafios e Possibilidades, com o Engenheiro Rodrigo Quisen da Wyse Intelligent System. Ainda no dia 4, a Sede Ecoville recebeu uma mesa-redonda sobre Desafios da Comunicação Ambiental em Tempos de Desinformação, com o jornalista Bruno Favaro, a professora Renata Ruaro e a pedagoga Wanderléia Coelho.
O terceiro dia, 5 de junho, iniciou com mais palestras no Escritório Verde, promovidas pelo professor Eloy Casagrande. Também realizou-se uma mesa-redonda, abordando a Comunicação e Meio Ambiente: construção de mercados inovadores, comunicação pública do clima e riscos de desastres. Já no último dia, 6 de junho, aconteceu a visita técnica aos Mananciais da Serra, em Piraquara. Simultaneamente, houve mais palestras no Escritório Verde, mediadas pelo professor Eloy Casagrande.