Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Exposição Laços Brasil-Luxemburgo é realizada em parceria com o campus Curitiba

Exposição Laços Brasil-Luxemburgo é realizada em parceria com o campus Curitiba

Publicado 10/31/2022, 3:27:57 PM, última modificação 11/3/2022, 10:50:34 AM
A programação contou com apresentações folclóricas, coral e curta-metragens

A Exposição ocorreu no Espaço Cultural BRDE, em Curitiba. (Foto: Cindy Xavier Medeiros)

O Consulado Honorário de Luxemburgo no Paraná apresentou a Exposição "Laços Brasil-Luxemburgo" em parceria com a UTFPR, no dia 23 de junho. O evento, realizado no Palacete dos Leões, comemorou as boas relações entre os dois países. Na programação havia apresentações folclóricas, coral com as línguas oficiais dos dois países, curtas-metragens e a exposição com selos comemorativos; além de um breve panorama histórico da interação entre Brasil e Luxemburgo.

A exposição contou com o apoio do Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O Brasil é o primeiro parceiro comercial de Luxemburgo na América Latina, oferecendo potencial de investimento para empresas, como a ArcelorMittal, Paul Wurth, SES, Cargolux, CEBI, Ceratizit, Accumalux, Etix, entre outras.

Equipes parceiras 

A abertura da Embaixada no Brasil, a primeira na região sul-americana, partiu do desejo de Luxemburgo em garantir uma presença mais visível e operacional do Grão-Ducado no Brasil. Em 1º de março de 2018 foi inaugurada visando fortalecer os laços e as relações político-diplomáticas, econômicas e culturais entre os dois países. 

A exposição fez parceria com o Departamento Acadêmico de Design Industrial (DADIN) da UTFPR. Para Cindy Xavier, professora do DADIN, “a exposição envolveu um olhar do design para apresentar a história de Luxemburgo por meio de selos. Os dois países possuem dois selos comemorativos que estreitam as suas relações. A parceria entre UTFPR, consulado e BRDE foi muito importante para conquistar novas perspectivas de projetos e difundir o design como meio de interação e mediação da cultura”.