Gashuku Nacional de Faixas Pretas Wadô-Ryu Renmei é realizado na UTFPR -CT
Começou nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, no ginásio da Sede Centro da UTFPR - CT, o Gashuku Nacional de faixas pretas Wadô-Ryu Renmei, evento que reúne 56 faixas pretas do Karatê estilo Wadô-Ryu de todo o país. A abertura contou com performances artísticas e a presença de autoridades.
A abertura do Gashuku teve início às 14 horas e contou com performances artísticas e presença de autoridades. Após o discurso de abertura e a apresentação dos mestres de Karatê e das autoridades presentes - que representavam diversas esferas do poder público, como a Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal - houve uma apresentação cultural com elementos típicos da cultura japonesa, como os tambores japoneses “taiko”.
Gashuku Nacional de faixas pretas Wadô-Ryu Renmei
Loir da Costa é o mestre de karatê responsável pela organização do evento na capital paranaense. Natural do sudoeste do Paraná e professor de karatê há mais de 20 anos, Loir - que foi aluno do mestre Koji Takamatsu - explica que o evento será composto de “três dias de treinamentos intensos”. De acordo com ele, a palavra japonesa Gashuku significa “todos sob o mesmo teto” e é usada pelos karatecas para se referir a um retiro ou evento onde aprimora-se a técnica esportiva dos praticantes e professores, estimulando o potencial individual por meio de intenso treino e esforço coletivo.
Loir explica que o Wadô-Ryu é um estilo de karatê que foi criado na década de 1930 no Japão, pelo mestre Hironori Otsuka, que mesclou elementos do jiu-jitsu Yoshin-ryu ao karatê que aprendeu diretamente do mestre Gichin Funakoshi, considerado o pai do karatê moderno. Diferentemente de outros estilos do karatê, o Wadô-Ryu preza não apenas pelo desenvolvimento da técnica e das habilidades físicas, mas também pela harmonia consigo e com o mundo exterior: “o conceito filosófico do karatê Wadô-Ryu é a busca pela paz e harmonia interior, do equilíbrio espiritual e físico”, relata Loir.
O Gashuku Nacional de faixas pretas Wadô-Ryu é um evento que anualmente reúne faixas pretas no karatê Wadô-Ryu de todo o Brasil para uma série de treinamentos e eventos que tem como objetivo a troca de experiências e o crescimento individual e coletivo dos praticantes da arte marcial. O Gashuku, que acontece há cerca de 50 anos, já ocorreu em cidades como Gramado, São Paulo, Dois Vizinhos, Álvares Machado e Caxias do Sul e há 30 anos não acontece em Curitiba.