Gestão 2021 - 2025 do campus Curitiba entrega relatório final
A gestão 2021 - 2025 do campus Curitiba elaborou o relatório final com os principais dados e ações desenvolvidas pelas equipes do campus. O documento é um compilado dos trabalhos da Direção Geral (DIRGE), Assessoria de Cerimonial e Eventos (ASCEV), Assessoria de Comunicação (ASCOM), Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (COGERH), Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COGETI), Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD), Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG), Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC), Diretoria de Planejamento e Administração (DIRPLAD). Para acessar o relatório completo, basta clicar aqui.
Direção Geral (DIRGE)
Dentre as atividades desenvolvidas pela DIRGE durante o período da gestão, destacam-se reuniões contínuas com as chefias de departamento, a criação do portal AjudaGestão, site pensado para auxiliar novos gestores do campus com relação a diferentes processos burocráticos e, principalmente, o Plano Diretor, instrumento da política de uso do espaço edificado e territorial do campus Curitiba e seu relacionamento com a cidade, com participação dos interesses coletivos e difusos, como preservação da natureza e da memória, considerando um horizonte de dez anos.
Coordenadoria de Artes e Cultura
Em 2024, a gestão atual DIRGE acompanhou e apoiou a criação da Coordenadoria de Artes e Cultura que será responsável por, entre outras atividades, a implementação e elaboração de políticas culturais e institucionais, bem como ações de cultura por iniciativa do campus, como exposições, mostras etc.
Divisão de Gestão Ambiental
Criada em 2024 por meio da aprovação do Conselho do Campus, esse novo setor articula iniciativas que já estavam em andamento com a finalidade de trabalhar promovendo a sustentabilidade no Campus.
Assessoria de Cerimonial e Eventos (ASCEV)
Durante os anos de 2021 a 2025, a ASCEV organizou 635 eventos, dos quais 437 acadêmicos, 80 culturais e 118 de gestão. Por ano, 9 eventos foram realizados em 2021, 47 em 2022, 289 em 2023, 220 em 2024 e, até a data de formulação do relatório, 70 em 2025.
O campus Curitiba , entre 2021-2024, formou 3764 estudantes. Em 2021, foram 402 formandos, em 2022 1361 formandos, e 2023 1125 formandos e em 2024 876 formandos. Além disso, entre junho de 2021 a abril de 2025, foram organizadas 93 cerimônias de formaturas, 66 formaturas virtuais de gabinete e 27 formaturas magnas.
Assessoria de Comunicação (ASCOM)
Por meio da ASCOM, a gestão 2021 - 2025 buscou valorizar o campus Curitiba , produzindo reportagens para dar destaques a assuntos dos mais diversos tipos: premiações de alunos e servidores, cobertura de eventos, divulgação democrática de pesquisa científica por meio dos podcasts (UTComCiência e QueijoCast) e um perfil ativo no Instagram que partiu de 3 mil seguidores, em 2021, para 24,2 mil seguidores em maio de 2025.
Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (COGERH)
Em 2022, a COGERH apresentou ao Reitor e Pró-Reitores da UTFPR, a DIRGE do campus Curitiba , aos diretores e chefes de departamento, um estudo que apontou a defasagem de técnicos administrativos no campus Curitiba em comparação aos demais campi da instituição.
Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COGETI)
Durante a gestão 2021 - 2025, a COGETI implementou melhorias na rede de dados por meio de diversas ações, como renovações de contratos, VPN para acesso remoto de servidores e alunos, novo contrato de computação em nuvem etc.
Na sede Centro, as reformas da rede de blocos trocaram os padrões de redes para novos modelos mais atualizados, conferindo maior estabilidade, segurança e confiabilidade. Já na sede Ecoville, a COGETI atuou no orçamento para a reforma dos blocos A e B, prevista para o segundo semestre de 2025. Por fim, na sede Neoville, houve a implementação da infraestrutura de rede, antes inexistente, com lançamento de fibras entre os blocos e instalação de um novo núcleo de rede.
Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD)
De acordo com a Diretoria, de 2021 a 2024, 8563 alunos ingressam na UTFPR, compondo 32% do sistema da universidade. Neste mesmo período, a DIRGRAD buscou promover a inclusão por meio de editais de monitoria, ações afirmativas e apoio à gestão de setores do campus e departamentos acadêmicos. Ao todo, os editais contemplaram 650 estudantes da graduação.
Essas iniciativas aconteceram com o apoio do Departamento de Educação (DEPED), que propôs ações extensionistas, editais, pesquisas e disciplinas elaboradas para formar a comunidade acadêmica dentro do contexto da inclusão.
Dentre as principais ações realizadas, destacam-se o Projeto ACERMAT, coordenado pela professora Edna Sakon Banin, criando e organizando um acervo de videoaulas de matemática; Protagonismo estudantil, coordenado pela servidora Xênia Mello e a professora Marta Rejane Proença, desenvolveu oficinas para docentes, estudantes cegos ou com baixa visão e bolsistas discentes que atuam em apoio aos estudantes da Educação Especial; Programa de apoio aos estudantes público-alvo da educação especial, também sob coordenação da servidora Xênia Mello e a professora Marta Rejane Proença, o projeto buscou elaborar material para uso na modalidade MOOC e, assim, ser disponibilizado pela plataforma “Sophia”.
Dentro do âmbito da DIRGRAD, ainda, foi criado em 2024 o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas Diva Guimarães (NEABI), um espaço de acolhimento, permanência e aquilombamento de estudantes, professores e técnicos-administrativos, bem como um espaço de pesquisa, ensino e extensão sobre o tema.
Além disso, a DIRGRAD também realizou, em 2022, uma grande revisão na carga horária dos docentes de todos os departamentos acadêmicos, para atender o que prevê as regulamentações nacionais e institucionais. O mesmo aconteceu para projetos pedagógicos dos cursos de graduação durante 2022 e 2023.
Ademais, a Diretoria buscou analisar a evasão e retenção dos estudantes nos cursos de graduação para melhor entender os tipos de evasão e os motivos para sua ocorrência, assim como debater estratégias para combater essa realidade.
Cabe destacar, ainda, que dentro do escopo da DIRGRAD, o DEBIB inaugurou, em 2022, a biblioteca da sede Neoville.
Além disso, nas próximas semanas será entregue para a comunidade um espaço pensado para atender pessoas com deficiência e/ou neurodivergentes. A Sala Calma será um local multissensorial para ajudar na autorregulação e bem-estar, oferecendo privacidade e acolhimento à comunidade acadêmica.
Coordenadoria de Tecnologia na Educação (COTED)
Entre 2021 e 2025, a COTED construiu 15 ambientes novos e reestruturou 4 espaços que possibilitaram diferentes metodologias em práticas pedagógicas, assim como deram suporte para a produção de diferentes produtos da universidade e auxiliaram em trabalhos de estudantes.
Os 4 espaços compreendem as salas 24h na sede Centro e Ecoville, os 3 estúdios de produção na sede Centro, as salas de produção de material, 6 no Centro e 4 no Ecoville e, por último, as salas multimeios didáticos no Centro e no Ecoville, com previsão de instalação na sede Neoville nas próximas semanas.
Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG)
No período de 2021 a 2024, 1222 estudantes ingressaram nos Programas de Pós-Graduação da UTFPR. Além disso, em 2024, a DIRPPG elaborou, validou e entregou uma ferramenta para execução de planejamento estratégico para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do Campus.
A DIRPPG também investiu em comunicação por meio de um Instagram próprio, divulgando material científico de forma acessível e engajando um grande número de pessoas em assuntos que contribuem para a educação pública.
Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC)
Para promover ações que contribuam com a prática profissional dos discentes, em 2023 a DIREC lançou, em parceria com a DIRGRAD, o “UT-CT-Qualifica”, um programa institucional de formação e qualificação de discentes para atuação em universidades públicas. O objetivo é promover a capacitação de estudantes para atuarem em universidades públicas por meio de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.
Parque Científico e Tecnológico (PCT)
Com atividade inicial em 2023, o PCT da UTFPR campus Curitiba é um ecossistema de integração e inovação, atuando como apoio para novas oportunidades e promovendo ambientes dedicados ao desenvolvimento, geração de produtos, serviços e difusão de ciência e tecnologia. Em 2025, o PCT conta com 6 empresas atuando em seu espaço.
Divisão de Empreendedorismo e Inovação (DIEMI)
No âmbito da DIEMI destaca-se a atuação das empresas juniores (EJs) da UTFPR. As EJs atuam, majoritariamente, na sede Ecoville e têm contado com apoio financeiro da DIREC. No início de 2025, um espaço na sede Centro foi disponibilizado para que EJs dos cursos desta sede possam trabalhar de forma mais acessível.
Incubadora Sprint
Espaço maker da UTFPR, a SPRINT Curitiba recebeu, em 2023, a certificação CERNE 2 da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o que demonstra a capacidade da incubadora em gerar empreendimentos de sucesso.
Diretoria de Planejamento e Administração (DIRPLAD)
Por meio da Assessoria de Planejamento e Administração (ASPLAD), a DIRPLAD diminuiu os números de licitações no período de 2021 a 2024. Esse resultado aconteceu pela concentração dos processos em focos similares, o que evitou o trabalho dobrado em diversas situações.
Dentre as ações desenvolvidas pela DIRPLAD no período de 2021 a 2025, está a gestão do novo contrato do Restaurante Universitário (RU). Desde setembro de 2023, os RUs das sedes Centro e Ecoville vêm atuando a partir de um novo contrato para promover um ambiente acolhedor, educativo e culturalmente ativo. Para tanto, algumas ações de interação com usuários são realizadas, como promoções temáticas com focos em datas comemorativas; capacitação dos colaboradores; engajamento comunitário com a participação dos alunos e servidores e inovação na operação, com venda antecipada de tickets.
Além disso, a DIRPLAD criou, em 2022, o Transporte Intersedes, para auxiliar no transporte de estudantes e servidores. O trajeto passa pelas três sedes em alguns horários do dia.
Outras inovações trazidas pela DIRPLAD foram a instalação de fraldários, conforme requisitado por estudantes e as salas de convivência, um espaço para servidores nas sedes Centro, Ecoville e Neoville, que funcionam, ainda, como um local para confraternizações, reuniões de poucas pessoas e ainda como áreas para refeições desses grupos.
Departamento de Projetos e Obras (DEPRO) e Divisão de Obras e Manutenção de Imóvel (DIOMAI)
Por fim, a DIRPLAD atuou com apoio do DEPRO e da DIOMAI na reestruturação e manutenção de espaços das sedes da UTFPR Curitiba . As principais obras envolveram acessibilidade arquitetônica, salas 24h, instalação de elevadores e plataformas, reforma dos ambientes da COTED, reforma da sala de convivência para terceirizados da sede Centro, piso tátil, laboratório de física e eletrônica na sede Ecoville, escadas de incêndio nos blocos A, B, E e F na sede Ecoville etc.