Imperador destaca-se na Competição Baja SAE Sul
A Equipe Imperador da UTFPR Curitiba conquistou o 3º lugar geral na competição que envolveu estudantes universitários da região Sul, totalizando 16 equipes, realizada durante os dias 15 a 17 de novembro, em Caxias do Sul (RS). "Esse é um resultado marcante para nosso primeiro protótipo 4x4", comemorou Matheus Stoeberl, capitão da Imperador. A próxima etapa será a nacional, que ocorre em março, em São José dos Campos.
Além disso, a Imperador alcançou o 2° lugar na prova super-prime e 3° lugar no enduro, "o que representa um grande marco na história da equipe", informa o capitão. Paralelamente, a competição envolve diversas modalidades relacionadas a diferentes aspectos dos veículos, incluindo, também, atividades acessórias como marketing, etc, que são avaliadas como apresentações de projetos. Confira as colocações da Imperador nas diferentes modalidades:
- 1° lugar em projetos;
- 1° lugar em apresentação de freio;
- 1° lugar em apresentação de cálculo estrutural;
- 3° lugar em apresentação de suspensão e direção;
- 2° lugar em apresentação de powertrain;
- 4° lugar em apresentação de vendas e marketing;
- 3° lugar em apresentação de eletrônica;
- 1° lugar no desafio técnico de eletrônica;
- 3° lugar em apresentação de gestão;
- 3° lugar em apresentação de design e ergonomia;
Imperador e Baja
Baja SAE é um projeto e competição internacional de veículos off-road regulada pela Society of Automotive Engineers (SAE) dos Estados Unidos. No Brasil, ela é promovida pela Baja SAE Brasil, e os vencedores nacionais vão disputar nos EUA - as 3 melhores equipes com carros tração 4x4. A ideia é oferecer aos estudantes de engenharias e outros cursos a oportunidade de projetar, construir e testar um protótipo de veículo off-road, aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
A equipe é composta por 27 estudantes de diversos cursos do campus, numa proporção, entre engenharias, de "aproximadamente 60% mecânica, 20% mecatrônica, 15% em eletrônica, elétrica, computação e controle e automação. E hoje tem dois integrantes que não são de engenharia, sendo um de design e uma de administração", detalhou Matheus.
"Desde 2008, a Imperador vem se desenvolvendo e avançando cada vez mais em seus resultados crescentes nas competições, demonstrando garra, força, dedicação, profissionalismo e competência em tudo o que faz. Nós, da Equipe Imperador, agradecemos imensamente aos nossos patrocinadores que tornaram todo esse projeto possível", declarou o capitão Matheus em nome da equipe.
Para mais informações, visite o insta da equipe.