Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Iniciação científica: conheça trajetória da Katiane de Kacia Pereira

Iniciação científica: conheça trajetória da Katiane de Kacia Pereira

Publicado 5/8/2024, 4:19:43 PM, última modificação 5/8/2024, 4:31:26 PM
Quadro “Mulheres na Pesquisa” traça o perfil de Katiane, que pesquisa animação experimental

Natural de Irineópolis - SC, mas residente em Curitiba desde criança, Katiane de Kacia Pereira conta sua história em meio aos “tu” de um sotaque que ainda a acompanha. A estudante é uma mulher cheia de interesses, movida pela curiosidade. Hoje, com apenas 28 anos, já acumula várias experiências. Se formou em Administração, pensou em cursar Contabilidade, adorou a disciplina de Marketing e só então migrou para o Design. 

Na UTFPR, foi bolsista de extensão na área de Design e, atualmente, se aventura na iniciação científica, pesquisando sobre Animação Experimental, uma área que busca inovar as convenções dessa arte e explorar novos limites criativos, sob orientação dos professores Marcelo Abilio Público e Elisangela Lobo Schirigatti. 

“Na verdade, eu caí de paraquedas na pesquisa”, ela comenta em certo momento. No entanto, não há dúvidas que Katiane aterrissou no lugar certo. Super sistemática, pegou suas canetas, marca-textos e cadernos dedicados apenas para a pesquisa e mergulhou com tudo na iniciação científica.

Autora de dois artigos científicos complexos sobre animação e design, é difícil imaginar que Katiane começou essa trajetória com passos inseguros, mas a iniciação científica a ajudou. Ali, ela encontrou mais que ciência e pesquisa: conheceu uma rede de apoio que foi determinante para torná-la confiante em seu potencial.  

Por isso, a aluna aconselha aos aventureiros como ela que não tenham medo, é normal se assustar ao fazer algo novo, mas “(...) sempre converse sobre suas inseguranças, porque isso faz com que os outros te entendam e saibam quando ajudar”. Então, no final das contas, é o famoso “é sobre isso e tá tudo bem!”, mas não desista, insista da mesma forma que os “tu” de Katiane permanecem em sua fala. 

Clique aqui para assistir o perfil da Katiane.

* O quadro “Mulheres na Pesquisa” começou a ser publicado no dia 8 de março de 2024 em comemoração ao Dia da Mulher. O objetivo é contar histórias de estudantes da iniciação científica, do mestrado, do doutorado e de pesquisadoras da UTFPR que se dedicam ao desenvolvimento científico de suas áreas de atuação. O espaço pretende dar destaque às mulheres cientistas nas universidades brasileiras.

Reportar erro