Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
LASER, do campus Curitiba, participa do Campeonato Brasileiro e Latino Americano de Robótica 2018

LASER, do campus Curitiba, participa do Campeonato Brasileiro e Latino Americano de Robótica 2018

Publicado 11/20/2018, 10:30:40 PM, última modificação 11/20/2018, 10:31:23 PM
“Após uma semana de intensas competições com equipes do Brasil e também do restante da América Latina, os melhores resultados ocorreram na categoria @Home, onde nosso robô conseguiu a quarta colocação, e Futebol Simulado 3D, onde ficamos em terceiro, trazendo um troféu para a UTFPR”

  Diversas equipes do laboratório de pesquisa LASER (Lab. Avançado de Sistemas Embarcados e Robótica  - http://laser.dainf.ct.utfpr.edu.br) participaram, entre 6 e 10 de novembro , em João Pessoa (PB), do ROBÓTICA 2018 (http://www.robotica.org.br), evento científico, tecnológico, e de competições de robótica.

 O LASER é um laboratório de pesquisa associado aos Programas de Pós-Graduação em Computação Aplicada  (PPGCA), do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF), e em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI ) do campus Curitiba da UTFPR. Nesse laboratório, estudantes de ensino técnico, graduação, mestrado e doutorado desenvolvem projetos visando a criação de sistemas robóticos com inteligência artificial, dentre os quais, em desenvolvimento, encontram-se robôs que são programados para realizar tarefas diversas, de forma autônoma (isto é, sem intervenção direta de nenhuma pessoa durante sua realização).

 Os estudantes projetam, constroem e programam os robôs, sendo que alguns projetos envolvem a participação em competições. Neste ano, as equipes participaram de competições de “Futebol de Robôs”, e também na categoria “@Home-at home”, na qual as tarefas que os robôs devem realizar são encontradas nas casas de todas as pessoas: abrir portas, pegar itens sobre a mesa ou no armário da cozinha, interagir com pessoas por comandos de voz, reconhecer pessoas e objetos, navegar pela casa. Sob orientação dos professores João Alberto Fabro e André Schneider de Oliveira, os estudantes Álefe Felipe Dias e Lucca Holosbach (Eng. de Computação), Alexandre dos Santos (Eng. de Controle e Automação), Danilo Santos e Piatan Palar (mestrandos PPGCA e CPGEI), integraram as 4 equipes da UTFPR competindo em três categorias de “Futebol de Robôs”, tanto em ambientes de simulação (Futebol Simulado 2D e 3D) quanto com robôs reais (categoria Very Small Size Soccer, onde 3 a 5 robôs que devem, cada um, ter o tamanho máximo de um cubo de 8 cm de lado). A quarta equipe é a dos robôs de tarefas domésticas (@Home). “Após uma semana de intensas competições com equipes do Brasil e também do restante da América Latina, os melhores resultados ocorreram na categoria @Home, onde nosso robô conseguiu a quarta colocação, e Futebol Simulado 3D, onde ficamos em terceiro, trazendo um troféu para a UTFPR”, declarou João Alberto Fabro.

 Além disto, foram também apresentados artigos científicos sobre os projetos em desenvolvimento na Mostra Nacional de Robótica (MNR), no Workshop de Robótica Educacional (WRE) e no Latin American Robotics Symposium (LARS).

 Os participantes das equipes de competição do LASER/UTFPR divulgaram agradecimentos “ao Departamento Acadêmico de Informática, principalmente ao professor Robson Linhares, chefe do DAINF, que sempre apoiou a equipe, tanto em auxílios diversos, quanto com o pagamento das inscrições e ajuda de custo para a viagem; e ao professor Marcos Schiefler Filho, Diretor-geral do Campus Curitiba, que também sempre apoiou as equipes da UTFPR em diversas competições nacionais e internacionais”.

Reportar erro