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Mestrado em Educação Tecnológica da UTFPR-CT é aprovado pelo Conselho Técnico Científico (CTC) da Educação

Mestrado em Educação Tecnológica da UTFPR-CT é aprovado pelo Conselho Técnico Científico (CTC) da Educação

Publicado 9/27/2024, 2:31:55 PM, última modificação 9/27/2024, 2:32:23 PM
O novo programa de mestrado tem foco na defesa da educação tecnológica democrática e acessível

UTFPR campus Curitiba

A proposta de Mestrado Acadêmico em Educação Tecnológica, idealizada pelo Departamento de Educação (DEPED-CT) da UTFPR campus Curitiba, foi aprovada pelo Conselho Técnico Científico (CTC) da Educação ligado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

“Fico muito feliz de essa proposta ser aprovada. É um sonho do DEPED-CT de ter um curso de educação numa universidade tecnológica (...) para pensar uma educação tecnológica e oportunizar para que outros venham pensar junto conosco”, compartilha o professor João Carlos Pereira de Moraes, futuro coordenador do mestrado.  

O Mestrado

Com foco em viabilizar um espaço de debates sobre educação tecnológica, o mestrado busca trilhar uma trajetória institucional de pesquisa e política em defesa da educação tecnológica sob uma perspectiva democrática e inclusiva. Além disso, o curso irá se pautar pela lógica da sociedade atual, contemporânea, em que a tecnologia está além de um instrumento social e se torna um veículo educativo que reflete manifestações da sociedade. 

“Nós compreendemos que essa educação tecnológica é aquela que entende que a sociedade está em constante transformação (...) vamos discutir a contemporaneidade, vamos discutir o que emana da sociedade, vamos discutir o que está em vigência, as necessidades educacionais do momento, tanto da educação básica como do ensino superior, como do próprio programa de mestrado e doutorado, como questões de formação humana de modo geral”, explica o professor. 

O programa é formado por duas linhas de pesquisa: uma orientada em fundamentos, na tentativa de criar pressupostos teóricos, filosóficos e epistemológicos; e outra voltada para o campo das práticas pedagógicas. 







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