Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Mestranda da UTFPR Curitiba busca voluntárias para estudo sobre endometriose

Mestranda da UTFPR Curitiba busca voluntárias para estudo sobre endometriose

Publicado 10/24/2025, 2:39:50 PM, última modificação 10/24/2025, 2:41:13 PM
Pesquisa vai testar técnica para alívio dos sintomas da doença

A mestranda da UTFPR Curitiba , Fernanda Luiza Ferraz, está recrutando voluntárias para participar de uma pesquisa clínica sobre o uso de ozonioterapia em pacientes com endometriose. O estudo, realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica (PPGEB-CT), tem o objetivo de avaliar o desempenho da terapia na redução de dores, no tratamento de processos inflamatórios e na contribuição para melhoria da fertilidade em mulheres diagnosticadas com a doença. 

“Hoje esta patologia afeta cada vez mais mulheres que acabam sofrendo por muitos anos e   frequentemente sendo encaminhadas para procedimentos cirúrgicos”, explica Fernanda. As voluntárias selecionadas serão acompanhadas pela pesquisadora por um período de 5 a 6 semanas. 

O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UTFPR. “O uso do gás ozônio para fins terapêuticos é permitido em várias profissões da área da saúde, com regulação dos conselhos de classe, e vem ganhando relevância e atenção nas pesquisas de caráter clínico, caso desta que estamos a conduzir. Aplicar o método científico para uma investigação em tópico que vem ganhando relevância na sociedade brasileira é importante”, comenta Henrique Cunha Carvalho, professor orientador do trabalho. 

Um dos pré-rquisitos é levar uma ecografia transvaginal recente. Na anamnese inicial será realizado um exame chamado termografia, bem como nova ecografia transvaginal de controle. Para participar, é necessário enviar um e-mail para clinicafernandaferraz@gmail.com.


Reportar erro