Mestranda do campus Curitiba conquista primeiro lugar com artigo em conferência internacional
Danielle do Rocio Laskowski, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA) do campus Curitiba , recebeu premiação na conferência internacional 2024 da Sociedade Brasileira de Ótica e Fotônica (2024 SBFoton International Optics and Photonics Conference), realizada em novembro em Salvador (BA). Sua pesquisa foi orientada pelo professor Arandi Ginane Bezerra Júnior.
Danielle ganhou com seu artigo intitulado "Síntese de nanopartículas híbridas magnetoplasmônicas de Au-Fe(óxido) e seu uso como substrato SERS", inscrito entre outros papers de estudantes. Além do primeiro lugar, Danielle foi premiada com mil dólares. "Esse prêmio em uma conferência internacional é algo notável, pois a concorrência era enorme", analisou o orientador Arandi.
O trabalho foi escrito em coautoria com Vinícius Pereira dos Anjos, egresso do PPGFA, e hoje doutorando na USP.
Danielle e sua pesquisa
A pesquisadora formou-se na Licenciatura em Física pela UTFPR-CT, fazendo iniciação científica com o professor Arandi no laboratório e grupo de pesquisa FotoNanoBio do campus Curitiba , onde "me encantei pelo mundo nano", conta, e seguiu seus estudos ingressando no mestrado do PPGFA. "Demos continuidade à síntese de nanopartículas metálicas", relatou.
"Assim que a chamada de trabalhos para o evento começou, compilamos os resultados e elaboramos um resumo estendido. Durante a apresentação na conferência, pude mostrar os resultados a pesquisadores de diferentes instituições e áreas, interação que foi bastante enriquecedora", continua Danielle.
"A aplicação da síntese de nanopartículas híbridas de ouro e ferro se dá na detecção de pequenas quantidades de biomoléculas; esse estudo enquadra-se numa área emergente chamada de magnetoplasmônica", explicou a pesquisadora.
Conferência internacional
A Sociedade Brasileira de Ótica e Fotônica (SBFoton) realiza anualmente uma conferência internacional, reunindo pesquisadores brasileiros e de outros países. A SBFoton organiza e a Sociedade de Fotônica da IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers, organização com sede nos EUA) apoia financeiramente o evento. Essa foi a sexta edição.
"Interessante notar que, em 2019, outro discente do PPGFA, o Thiago Machado, também havia ganho este prêmio; e antes dele, em 2018, tinha sido o Rafael Nadas. São indícios importantes da qualidade do trabalho que desenvolvemos no PPGFA e na UTFPR", disse Arandi.
Para saber mais, acesse o site da conferência.