Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
NUAPE planeja “sala calma” para atender estudantes com deficiências e neurodivergências

NUAPE planeja “sala calma” para atender estudantes com deficiências e neurodivergências

Publicado 2/19/2025, 4:52:04 PM, última modificação 2/19/2025, 4:52:47 PM
O local será um espaço multissensorial voltado para o bem-estar e apoio dessas pessoas

nuape

O Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (NUAPE-CT) da UTFPR-CT sede Centro está desenvolvendo o projeto de um espaço voltado para estudantes e servidores com deficiência e/ou neurodivergentes. A chamada “sala calma” será um local de acolhimento para prestar apoio, bem-estar e acessibilidade a essas pessoas. 

A ideia do espaço surgiu da demanda de estudantes por um ambiente de autorregulação, processo em que a pessoa utiliza diversas ferramentas para monitorar e modular emoções, comportamentos e cognição. Isso pode ser feito de diversas maneiras, como pelo uso de objetos específicos, por exemplo. Por este motivo, a sala calma é, acima de tudo, um espaço multissensorial. 

De acordo com Xênia Mello, servidora do NUAPE-CT, o excesso de estímulos inevitáveis do dia-a-dia tendem a esgotar neurodivergentes, por isso “esse seria um espaço para os alunos se regularem, se organizarem (...) de maneira a minimizar o excesso de estímulos que muitas vezes o ambiente da universidade, principalmente aqui no centro, provoca”. 

Além disso, com a inclusão de um espaço à parte, a privacidade dessas pessoas, quando em momento de crises, é preservada.   

Política do “Nada sobre nós, sem nós”

Comumente, as experiências de sala calma são pensadas para atender o público infantil e, como tal, diferem do esperado para jovens adultos e adultos. “É importante que os próprios alunos com deficiências ou com necessidades educacionais específicas participem desse processo de construção, porque a gente prioriza a política do ‘nada sobre nós, sem nós’”, explica Mello.  

Para participar, basta comparecer à sala do NUAPE-CT (sala CD-007) e levar sugestões. 







Reportar erro