Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Núcleo de Acessibilidade e Inclusão recebe homenagem na Câmara Municipal

Núcleo de Acessibilidade e Inclusão recebe homenagem na Câmara Municipal

Publicado 9/22/2023, 2:50:27 PM, última modificação 9/22/2023, 2:56:00 PM
Câmara realizou evento em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Foto: ASCOM-CT).

A Câmara Municipal de Curitiba, em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, realizou na última segunda, 18 de setembro, no Palácio Rio Branco, uma sessão solene para homenagear organizações e entidades que colaboram com a causa. Dentre os homenageados, está o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), que faz parte do Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (NUAPE). A servidora Xênia Mello recebeu a honraria. Outro homenageado na sessão foi o Coletivo Hawking da UTFPR, o grupo de estudantes com deficiência do campus. 

“Estou muito feliz de receber essa homenagem em nome do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UTFPR - Campus Curitiba. Estou na coordenação há pouco mais de 5 anos e nesse tempo conseguimos a marca de reduzir o índice de desistência de estudantes PcDs [Pessoas com Deficiência] de quase 70% para 15%. Isso é resultado de um trabalho coletivo realizado por toda comunidade acadêmica, desde a dedicação dos estudantes, apoio dos professores e equipe de gestão. Mas ainda precisamos avançar, muitos estudantes PCDs têm me procurado interessados em estagiar e, nesses próximos semestres, temos o objetivo de trabalhar com estágio apoiado a fim de garantir as mesmas condições de estágio do que os demais estudantes” declarou a homenageada. 

NAI

Voltado ao atendimento e acompanhamento de pessoas com deficiências, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UTFPR é um órgão que trabalha desenvolvendo e apoiando ações de inclusão junto ao Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil.

O acolhimento de estudantes PcDs, orientação de professores, elaboração do Plano Educacional Individualizado (uma ferramenta de suporte e sugestões aos professores de forma individual) e o acompanhamento do estudante PcD durante sua vida acadêmica, procurando tornar essa experiência inclusiva e de qualidade, ocorre no NAI.

Para saber mais sobre o NAI, acesse o site.

Reportar erro