Parque Científico e Tecnológico da UTFPR-CT completa um ano
O Parque Científico e Tecnológico do Campus Curitiba (PCT-CT) foi lançado no dia 8 de agosto de 2023, com o objetivo de estimular a colaboração e a interação entre a academia e o setor empresarial, contribuindo com o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação em Curitiba e região. Neste um ano de PCT-CT, cinco empresas já residem e outras três estão incubadas no ambiente empreendedor. “Isso demonstra a atratividade e o potencial do parque como um ambiente propício para o desenvolvimento de projetos inovadores”, diz Ricardo Fernandes, diretor do parque.
Desde o início do funcionamento, o parque celebrou muitas conquistas. “O credenciamento dos nossos 3 ambientes – PCT-CT, Incubadora Tecnológica (Sprint) e FabTech (sigla baseada no conceito do FabLab Foundation, um laboratório de fabricação digital) – foi uma conquista significativa que valida a qualidade e o rigor técnico das nossas instalações, enquanto o fomento do edital Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos (SEPARTEC) irá impulsionar nossos projetos e permitirá avanços importantes”, conta o diretor.
As parcerias e participações em eventos ajudam a alavancar o PCT-CT. “O fortalecimento da parceria com a Sprint proporciona um suporte essencial às empresas nascentes. Além disso, participamos de eventos relevantes como o encontro de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná, Startup Day do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), várias bancas do GARAGE; Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Connect Week Curitiba . Essas interações ampliaram nossa rede de contatos e visibilidade, além de contribuir para a troca de conhecimentos e experiências”, reconhece o diretor do PCT-CT.
Futuro
Os membros do Parque pretendem alcançar consolidação e expansão. “Pretendemos atrair um número ainda maior de empresas residentes e incubadas, oferecendo uma infraestrutura moderna e suporte especializado para o desenvolvimento de projetos de alto impacto. Vamos intensificar nossas parcerias com os grupos de pesquisa da UTFPR e o setor privado, fomentando a colaboração interdisciplinar e a transferência de tecnologia”, revela Ricardo. “A organização de eventos, workshops e programas de capacitação será ampliada, visando fortalecer a comunidade de inovação e fomentar o empreendedorismo. Além disso, estamos focados em obter novos financiamentos e recursos para investir em construções e benfeitorias que aprimorem ainda mais nosso espaço e infraestrutura. Buscamos também fortalecer nossas relações institucionais e ampliar nosso alcance, atraindo investimentos e talentos. Com essas ações, estamos confiantes de que o PCT-CT continuará a crescer e a se destacar como um ambiente vibrante e dinâmico para a inovação, gerando impactos positivos significativos para a comunidade e a economia”, finaliza o diretor.
PCT-CT
O PCT-CT funciona na sede Neoville, localizada na Cidade Industrial de Curitiba , coração produtivo da capital. O local conta com potencial construtivo de cerca de 150 mil m², coworking e maquinário para desenvolvimento de protótipos. As empresas selecionadas podem se hospedar por até 20 anos.
O Parque Científico e Tecnológico funciona com edital de fluxo contínuo. “As empresas submetem a documentação e a gente avalia se tem condições ou não de habitar o Parque. A empresa precisa cumprir os requisitos do edital, assinar uma Aliança Estratégica e um Acordo de Cooperação com a Universidade”, detalha Ricardo.
Outras informações podem ser encontradas no site do PCT-CT.