Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Pesquisadoras apresentam projeto sobre equilíbrio de idosos em congresso internacional

Pesquisadoras apresentam projeto sobre equilíbrio de idosos em congresso internacional

Publicado 9/4/2023, 2:38:12 PM, última modificação 9/4/2023, 2:59:06 PM
Apresentação aconteceu no European Conference on Aging Gerontology, em Londres

Mestrandas do PPGEF em Londres (Foto: arquivo pessoal).

Pesquisadoras de mestrado de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) apresentaram os resultados de estudo realizado no Laboratório de Densitometria (LABDEN) em um dos congressos internacionais mais importantes de geriatria, o European Conference on Aging Gerontology (EGEN), realizado em Londres. “Saúde óssea e muscular e equilíbrio motor em idosos: um estudo longitudinal da atenção primária à saúde”, tem como objetivo analisar a associação entre desempenho físico e risco de quedas em idosos e também observar fatores preditivos das quedas e fraturas em idosos.

“A nossa participação no congresso foi uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, além da inserção na área acadêmica. Como pesquisadoras, foi importante porque conhecemos pesquisadores de várias universidades do mundo, bem como as últimas produções científicas. Tivemos momentos de troca de experiências, palestras e apresentações de artigos”, afirmam Brenda Lenardt e Tsuani Yamaguishi, autoras do artigo apresentado. As pesquisadoras foram orientadas pelo professor Oslei de Matos. 

O projeto é aplicado a idosos, com acompanhamento anual, recrutados em Centros de Esporte e Lazer e em Centros de Atenção Primária à Saúde. A pesquisa analisa a composição corporal, a densidade mineral óssea, aspectos físicos (como equilíbrio, marcha e força muscular), nutrição, história clínica e qualidade do sono dos participantes. O estudo transversal é a primeira fase de validação de um novo instrumento para analisar o risco de quedas e fraturas em idosos brasileiros. Foram incluídos 136 homens e mulheres brasileiros com 60 anos ou mais matriculados em centros esportivos e de lazer da cidade de Curitiba. 

Os resultados apontaram que o desempenho físico pode ser um indicador importante para análise do risco de quedas em idosos. Uma análise abrangente dos fatores de risco promoveu uma visão mais holística dos idosos.

Graduação

Os estudantes de graduação Gabriel Furlan, Isabela de Lima e Maria Clara Rocha Souza apresentaram o resultado de suas pesquisas na 25ª Jornada da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), realizada em agosto, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O evento reuniu profissionais e pesquisadores de todo o país para discutir e compartilhar os avanços científicos e tecnológicos relacionados ao envelhecimento. 

O tema da jornada foi "A Interface entre Envelhecimento e Tecnologia". Os estudantes apresentaram os resultados do trabalho desenvolvido no Laboratório de Densitometria (LABDEN) do Campus Curitiba. Além da apresentação sobre o risco de quedas e fraturas na população idosa, os estudantes também participaram de outras atividades da jornada, acompanhando palestras e discussões sobre geriatria e gerontologia.

LABDEN

O LABDEN, coordenado pelo professor Oslei de Matos, do Departamento Acadêmico de Educação Física (DAEFI), concentra esforços em analisar as condições ósseas e promover a prevenção e diagnóstico em idosos. Os estudantes envolvidos no projeto de pesquisa apresentado na jornada integram uma iniciativa que se alinha com os objetivos da instituição: ensino, pesquisa e extensão.

Clique aqui para saber mais sobre as pesquisas desenvolvidas no laboratório.