Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Pós-graduandos realizam evento sobre planejamento e governança pública

Pós-graduandos realizam evento sobre planejamento e governança pública

Publicado 5/12/2023, 10:50:55 AM, última modificação 5/12/2023, 11:22:45 AM
Seminário teve palestrantes do Brasil e do exterior

Evento contou com a participação de mestrandos, doutorandos e docentes, além da comunidade externa, como pesquisadores da área, acadêmicos e gestores públicos (Foto: Andreza Modesto).

Os discentes do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública (PPGPGP), sob orientação dos professores, organizaram o “X Seminário de Boas Práticas em Planejamento e Governança Pública”, realizado nos dias 10 e 11 de maio, no Miniauditório da sede Centro do Campus Curitiba. A temática da edição de 2023 foi pensar a governança pública para concretização dos direitos fundamentais no território.

O seminário trouxe o diálogo e a difusão de produções científicas geradas na academia. Especialistas em administração pública do Brasil e do exterior, servidores públicos e acadêmicos promoveram discussões sobre as funções e ações da governança pública, nos diversos poderes do Estado, para a concretização de direitos fundamentais no território, partindo de suas possibilidades. O evento também foi transmitido pelo canal do YouTube do programa. 

Para Natália Lopes, mestranda do PPGPGP, “O X Seminário é uma oportunidade muito necessária para unir conhecimento científico, ambiente acadêmico e profissionais representantes das práticas da atuação pública. Se a comunidade se organizar com planejamento necessário, dá para construir coletivamente algo melhor para a sociedade”.

Programação

No total, foram 10 palestras, entre painéis e mesas temáticas, e por último o diálogo internacional em parceria com o Instituto de Bragança, de Portugal. No primeiro dia, a conferência de abertura foi ministrada por Vladimir Passos de Freitas, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Logo após, aconteceu a mesa temática "Governança para a Boa Administração Pública" formada por João Giona, diretor-geral da Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná, Raul Siqueira, professor da Universidade de Pernambuco (UPE), e Augustinho Paludo, analista judiciário no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

No segundo dia, os integrantes da mesa de “Direito à cidade e sustentabilidade” foi composta por Bianca Castelar, formada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Dalton Borba, vereador de Curitiba e professor de Direito Constitucional, e Luciane Franco, inspetora de controle externo do Tribunal de Contas do Paraná. 

A terceira mesa, intitulada "Boas práticas de governança em educação: Impactos da COVID-19 na reformulação das políticas e governança" foi constituída por Maria Bacila, professora no Programa de Pós-Graduação em Administração Pública do IMAP/Curitiba, e Marcia Pereira, docente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). No final, ocorreu a palestra internacional ministrada por Cláudia Costa, professora da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança (EsACT-IPB), com a mediação de Simone Aparecida Polli, professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR Curitiba. 

O seminário contou com a participação de mestrandos, doutorandos e docentes, além da comunidade externa, como pesquisadores da área, acadêmicos e gestores públicos. Conforme Sabrina Fand, estudante de direito da Fundação de Estudos Sociais do Paraná (FESP), “o evento está sendo de extrema importância para a comunidade acadêmica e para os profissionais da área pública debater a respeito desse assunto que garante a melhoria na gestão pública e o aperfeiçoamento no controle de políticas públicas”.

Para rever os dois dias de programação, acesse os vídeos do canal do YouTube do PPGPGP pelos links abaixo: