Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
PPGTE comemora 25 anos com lançamento de livro

PPGTE comemora 25 anos com lançamento de livro

Publicado 3/9/2023, 9:22:00 PM, última modificação 3/20/2023, 5:15:15 PM
A obra relata a trajetória do programa

Livro será lançado em evento nessa sexta, 10 de março.

A criação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) remete à própria história da UTFPR, antes mesmo do reconhecimento enquanto universidade. Nos anos 80, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - o CNPq - lançou o Centro de Políticas Científicas e Tecnológicas – CPCT, e nesse instituto foi criado um grupo de trabalho para estudar as relações da Ciência e da Tecnologia com a Educação.

“Fiz parte desse grupo. Na interação da Educação com a Tecnologia, as Redes de Escolas Técnicas, sobretudo as Federais, mereceram destaque. No âmbito dessas Redes, foram criados os Centros Federais de Educação Tecnológica - CEFETs e do Paraná sempre se destacou por sua qualidade e excelência”, relembra o professor João Augusto de Souza Leão de Almeida Bastos, fundador do PPGTE. “Fui convidado pelo então diretor-geral do CEFET-PR, Ataíde Ferrazza, para implantar um mestrado em Tecnologia", conta. 

Além de ter acompanhado a transição do CEFET-PR para a UTFPR, o Programa também mudou de nome. No início, era Programa de Pós-Graduação em Tecnologia. A sugestão de adicionar Sociedade à nomenclatura veio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a CAPES. “(A sociedade) contempla as transformações tecnológicas, as inovações de processos e de produtos, as questões que envolvem o meio ambiente, as relações do trabalho e sobretudo as mudanças, que acontecem de maneira muito rápida. Para acompanhar tais perspectivas, é preciso lançar mão dos recursos de outras áreas do conhecimento como: a educação, a sociologia, a antropologia, a filosofia, as ciências ambientais e outras. A visão sobre a tecnologia se amplia e se enriquece”, afirma. 

Esse enriquecimento coletivo consolidou o PPGTE, como conta o professor João: “O Programa desenvolveu-se, consolidou-se, adquiriu qualidade e hoje é modelo de inovação para as atividades da UTFPR e da Sociedade Brasileira”.

Os resultados da semente lançada na fundação do Programa podem ser lidos no livro PPGTE 25 anos: Histórias, Conversas e Imagens. O lançamento do livro físico será no dia 10 de março, às 9h no auditório da Sede Centro, após a aula inaugural de 2023. É possível conhecer o livro pelo e-book, disponibilizado aqui.