Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Professora da UTFPR lança livro infantil sobre patrimônio histórico

Professora da UTFPR lança livro infantil sobre patrimônio histórico

Publicado 7/7/2023, 2:57:41 PM, última modificação 7/7/2023, 3:02:02 PM
Publicação nasceu a partir de pesquisas do Programa Arquivo Arquitetura

O lançamento será neste sábado, 8 de julho, a partir das 11h30 (Foto: EDUTFPR).

O Patrimônio Histórico de Curitiba deve ser acessível a todos os cidadãos, pois ele faz parte da cultura coletiva da metrópole. Essa é uma das intenções de O Livro do Patrimônio Histórico de Curitiba (para crianças de zero a cem anos), de autoria de Giceli Portela, professora da UTFPR e coordenadora do Programa de Extensão Arquivo Arquitetura. O livro vai ser lançado na Biblioteca Pública do Paraná neste sábado, 8 de julho, às 11h30.

O livro compartilha um objetivo com o Arquivo: popularizar o Patrimônio Histórico, tornando as informações acessíveis a todos os públicos. "A educação Patrimonial, inserida de maneira simples e lúdica pode atingir todas as pessoas, desde crianças que podem se divertir com as ilustrações, com os textos divertidos que podem ser lidos por alguém, e demais pessoas que já tenham algum conhecimento sobre o tema, até idosos que podem voltar a ser crianças colorindo as páginas finais do livro, que convidam a uma experiência didática", esclarece Giceli.

Ainda de acordo com a professora, o livro contém um glossário com os termos técnicos próprios da arquitetura. No momento, o Arquivo é composto pelos alunos Raul Grossi, Thiago Aust, Gustavo Cesso, Brian de Almeida e Guilherme Pinto. Além dos resultados das pesquisas deles, os desenhos e materiais de outros estudantes, antigos participantes do Arquivo desde 2017, também integram o livro.

A ideia da publicação nasceu durante a pandemia, pois o Arquivo Arquitetura buscava uma atividade interna, usando a base de dados sobre patrimônio. "O livro foi uma experiência nova, o grupo do programa de extensão, formado por mim e vários alunos que passam ao longo dos anos, produz pesquisa científica sobre os imóveis históricos de Curitiba, pois este conteúdo é disponibilizado a fim de subsidiar mais pesquisas, outras ações de ensino, e até políticas públicas, pois oferece gratuitamente um dossiê de cada obra contendo dados técnicos avançados", revela Giceli.

Serviço

Lançamento: O Livro do Patrimônio Histórico de Curitiba (para crianças de zero a cem anos)

Seção Infantil da Biblioteca Pública do Paraná, Av. Cândido de Leão, 133, Centro

08 de julho, sábado, a partir das 11h30

Clique aqui para adquirir o livro

Saiba Mais