Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Professora lança livro sobre ideologias linguísticas

Professora lança livro sobre ideologias linguísticas

Publicado 11/14/2024, 8:52:13 AM, última modificação 11/14/2024, 8:54:51 AM
Nívea Rohling, docente do PPGEL, organiza obra multilíngue

capa do livro  "Ideologias linguísticas e (des)colonialidade da linguagem: diálogos emergentes"

A professora Nívea Rohling está lançando o livro "Ideologias linguísticas e (des)colonialidade da linguagem: diálogos emergentes". A obra é uma coletânea de artigos sobre o tema, reunidos a partir  das interlocuções estabelecidas pela docente durante o pós-doutorado na Universidade de Vigo, na Galícia, Espanha, em 2023. O acesso é livre e pode ser feito por aqui.

Nívea é docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) do campus Curitiba . Neste lançamento, é a organizadora dos textos de colegas do Brasil, Argentina, Espanha, Portugal, Estados Unidos e Moçambique, integrantes das redes de pesquisa com que teve contato, e também autora de dois capítulos. Vale mencionar que cada autor(a) escreve em seu idioma nativo, propiciando um produto  multilíngue.

O livro conta com prefácio do renomado linguista Luiz Paulo da Moita Lopes, da UFRJ, e deve fomentar “discussões sobre os modos como linguagem, ideologia e poder se interrelacionam”, conforme descrição no site da Editora Pontes. “Os capítulos discutem aspectos emergentes no que tange às ideologias linguísticas como, por exemplo, a mercantilização das línguas nas economias contemporâneas; as ideologias de linguagem que orbitam práticas históricas, culturais e educacionais; ideologias de linguagem nos processos migratórios das quais resultam atos de xenofobia e violências, entre outros assuntos”, explica a professora.


Reportar erro