Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade comemora 25 anos

Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade comemora 25 anos

Publicado 3/6/2023, 12:23:02 PM, última modificação 3/9/2023, 10:32:04 AM
Evento de comemoração acontece em 10 de março

Cartas do evento de lançamento do livro de 20 anos do PPGTE (Fonte: PPGTE).

Na próxima sexta-feira, 10 de março, será realizado o evento de comemoração dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE). Na programação, está prevista a realização da Aula Inaugural de 2023 e o lançamento do livro “PPGTE 25 Anos: Histórias, Conversas e Imagens”.

Na Aula Inaugural serão apresentadas as três linhas de pesquisa que compõem o programa: Tecnologia e Trabalho (TT), Mediação e Cultura (MD) e Tecnologia e Desenvolvimento (TD). "Será uma boa oportunidade para conhecer um pouco do programa e refletir sobre tecnologia para além de 'artefatos tecnológicos', contaremos com a honrosa presença do fundador do programa, o Prof. Dr. João Augusto de Souza Leão de Almeida Bastos, conhecido, carinhosamente, como Professor João", adianta a professora Andréa Maila Voss Kominek.

Em seguida, será lançado o livro físico "PPGTE 25 anos: Histórias, Conversas e Imagens", com a projeção de imagens destes 25 anos, seguida de uma conversa sobre algumas de suas muitas histórias. Clique aqui para fazer o download do livro.

O Programa

O PPGTE é um dos programas de pós-graduação mais antigos do Brasil dedicados aos estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Inicialmente, o nome era Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e, com o crescimento, acrescentou Sociedade ao nome, pois as pesquisas abordam a relação entre tecnologia e sociedade desde sua constituição. O programa foi criado antes do surgimento da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), quando a instituição ainda era o Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR).

"O programa conta com professoras e professores das mais diversas áreas de formação, com pesquisas voltadas a discutir a relação entre tecnologia e sociedade", diz Andréa. "Assim, se estabelece um diálogo de muitas vozes e múltiplos olhares. Um dos indicativos deste diálogo contínuo, por exemplo, é o fato de que cada disciplina do programa é, normalmente, ofertada por dois, três ou mais docentes ao mesmo tempo, na mesma sala de aula."

Serviço

Aula Inaugural e lançamento do livro PPGTE 25 anos: : Histórias, Conversas e Imagens

10 de março de 2023, às 9h

Miniauditório da Sede Centro do Campus Curitiba

Avenida Sete de Setembro, 3165