Projeto de extensão ensina princípios de deliberação em escolas de Curitiba
“Projeto Compartilha” é uma iniciativa de extensão que promove conversações com alunos do ensino médio da rede estadual de Curitiba , para aprendizado e treinamento de habilidades deliberativas para a resolução democrática de conflitos de maneira lúdica e participativa, além de identificar as abordagens mais eficazes para a condução dessas atividades.
O Compartilha também busca respeito mútuo entre os participantes, incentiva a resolução de problemas e procura desenvolver nos jovens a habilidade de articular e justificar seus posicionamentos ao mesmo tempo em que refletem sobre eles por meio da interação com os demais.
O projeto faz parte de uma parceria com grupos de pesquisa de Belo Horizonte (MG), de Belém (PA) - onde uma primeira versão do projeto já foi desenvolvida, com financiamento do CNPq e da Capes, com mais de 500 estudantes de escolas públicas - e de Santa Maria da Vitória (BA).
Além de ensinar, os membros do projeto também acabam aprendendo com os alunos. “Por causa do meio acadêmico, às vezes acabamos subestimando eles (os adolescentes), achando que eles estão distantes da deliberação, mas, na verdade, eles sabem deliberar muito bem porque fazem isso no cotidiano deles. Eles têm família, eles têm grupo de WhatsApp de família, eles fazem isso (deliberar), só não percebem que fazem. Então é muito legal ver isso acontecendo no dia a dia com alunos do ensino médio e observar eles realmente tomando essa percepção”, conta Maria Gabriela, participante do Compartilha.
Atualmente, os membros do projeto são os alunos dos cursos de Comunicação Organizacional, Letras Português e Pós Graduação em Tecnologia da UTFPR-CT: Ghael Henrique Leite, Giovana Rodrigues Mazeppa, Giuliano Nicastro, Hellen Cristiane de Miranda, Kleiton Ferreira da Silva, Maria Eduarda Prado, Maria Gabriela Barbosa, Maria Laura Laino e Vinicius Eduardo Pacheco. Eles são orientados pela professora Gabriella Hauber Pimentel e pelo professor Wellington Teixeira Lisboa, do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC).