Notícias
/
Curitiba
/
Projeto Estímulo promove evento sobre doença de Parkinson e câncer de mama

Projeto Estímulo promove evento sobre doença de Parkinson e câncer de mama

Publicado 10/23/2023, 11:15:25 AM, última modificação 10/23/2023, 12:05:36 PM
Palestras e rodas de conversas foram organizadas pelo projeto

Exposição do Projeto Estímulo no aquário da sede Centro (Foto: Emanuela Oliveira).

O projeto de extensão da UTFPR campus Curitiba, Projeto Estímulo, realizou na última quarta-feira, 18 de outubro, palestras e exposições sobre o Outubro Rosa e a saúde da mulher na Doença de Parkinson.

Pela manhã, o miniauditório da sede Centro da UTFPR-CT recebeu quatro palestrantes, a neurologista Profª Dra. Adriana Moro, a enfermeira Profª Dra Luciana Puchalski Kalinke e duas mulheres que deram seus depoimentos sobre suas trajetórias de vida, Juliane Kurta que teve câncer de mama e Maria Luiza Kuiaski que tem Doença de Parkinson. Durante a tarde, o aquário da UTFPR-CT sediou uma roda de conversa com a professora Dra. Isabel Maria de Melo Borba, arquiteta e urbanista, que contou sobre sua experiência com o câncer de mama. 

O projeto também organizou uma exposição educativa no aquário, com cartazes, fotografias e bonecos que explicavam o sistema reprodutivo feminino. A iniciativa procurou esclarecer dúvidas sobre a Doença de Parkinson e o câncer de mama e estimular ações como o autoexame.

Projeto Estímulo

O Projeto Estímulo surgiu da experiência da coordenadora, a professora Katia Elisa Prus Pinho, do curso de Tecnologia em Radiologia, com a Doença de Parkinson da sua mãe. A ideia central do projeto é educar, promover a formação acadêmica, técnica e o entendimento da doença, além de auxiliar familiares e proporcionar aos voluntários acadêmicos uma experiência única, pois os tornam protagonistas das ações de extensão. 

Segundo a professora Katia, “o contato com pacientes, profissionais, familiares e a interação com as Associações abrem um espaço para conhecimentos diversos e ainda uma formação cidadã e indispensáveis à formação profissional”.

O projeto conta com as seguintes parcerias: Associação Parkinson Paraná (APP), Associação Viva Parkinson (SC), Batera Parkinson de Minas Gerais (MG), Instituto Federal do Paraná (IFPR), a Federacion Espanhola do Parkinson, Diagnóstico Avançado Por Imagem (DAPI) e o Jornal do Juvevê. 

Como se voluntariar

Para quem se interessou, as inscrições para participar do projeto são abertas semestralmente. A divulgação acontece pelas redes sociais do Projeto Estímulo e o voluntário pode escolher em qual área deseja atuar.

Campanha para o Lar Mãe Maria

O Projeto Estímulo está realizando uma campanha de doação de produtos de higiene (sabonetes, fraldas infantis tamanho M,G e XG), xampu, condicionador, absorventes, escovas e pastas de dente para o Lar Mãe Maria, uma instituição que atende crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade. 

A ação teve início no dia 16 de outubro e terminará no dia 1º de novembro de 2023. As doações poderão ser deixadas nos campus Curitiba (sede Centro e Ecoville) ou Ponta Grossa da UTFPR.