Projeto Estímulo realiza rodas de conversa
O Projeto Estímulo, projeto de extensão da UTFPR-CT que tem como objetivo desmistificar a Doença de Parkinson e problemas de memória, realizou duas rodas de conversa informativas em setembro de 2024. A primeira foi realizada em Curitiba e a segunda em Suzano, no interior de São Paulo.
Em 10 de setembro, o Grupo do Rotary Leste em Curitiba (PR) recebeu informações científicas de qualidade sobre a Doença de Parkinson. A coordenadora do projeto, professora Katia Prus e o professor Antonio Carlos Pinho, realizaram o evento com o auxílio do voluntário e acadêmico da UTFPR, Gustavo Henrique Cunha dos Santos.
Em seguida, no dia 14, os participantes do Projeto Estímulo realizaram uma roda de conversa com o Grupo das Mulheres com Parkinson em Suzano (SP), associação nacional de mulheres que enfrentam a doença.
Projeto Estímulo
O Projeto Estímulo surgiu por iniciativa da professora Kátia Pruss, que é enfermeira e docente do curso de Tecnologia em Radiologia. “Comecei o Projeto Estímulo, pois minha mãe tem a Doença de Parkinson há 14 anos. Sei da importância de uma equipe multidisciplinar que conheça a doença. Penso que como familiar, e profissional de saúde que sou, passei momentos complicados com a minha mãe, e assim preciso do apoio de toda a sociedade para seguir adiante e levar as informações corretas para os profissionais que atendem os pacientes, familiares, cuidadores e sociedade em geral”, explica a professora.
Queijocast
A professora Kátia Pruss esteve presente em um dos episódios do podcast da UTFPR-CT, o QueijoCast, onde comentou sobre o Projeto Estímulo. Para ouvir, basta clicar aqui.
Curso
O curso Doenças Neurodegenerativas: Venha aprender sobre o Parkinson (disponível no portal Sophia da UTFPR), do Projeto Estímulo da UTFPR, é online e gratuito, e está disponível no Portal Sophia. Outras informações podem ser obtidas neste link.