Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Robô Frederico é bronze em Competição Nacional de Robótica

Robô Frederico é bronze em Competição Nacional de Robótica

Publicado 3/26/2024, 4:14:39 PM, última modificação 3/26/2024, 4:15:55 PM
Alunos da UTFPR-CT conquistam pódio na categoria Trekking Indoor da competição Iron Cup 2024

Equipe se prepara para a Robocore Experience (RCX), considerada a maior competição da América Latina (Foto: arquivo da equipe).

Os alunos da UTFPR-CT, Alexandre Cremer Fonseca (Engenharia Mecatrônica), Eliel Alves de Paula (Engenharia Mecatrônica), Guilherme Pires Silva (Engenharia Mecatrônica), João Victor de Oliveira Resende (Engenharia Mecatrônica), João Vitor Antoniacomi Ferreira (Engenharia Mecatrônica), Leticia Rodrigues Pinto (Engenharia Elétrica), Maria Francisca Marcon de Amorim (Engenharia Eletrônica) e Pedro Henrique Rupp Machado (Engenharia Mecatrônica) conquistaram o 3° lugar na categoria Trekking Indoor na  Iron Cup 2024, uma competição de robótica realizada em Santa Rita do Sapucaí (MG), em março.

O robô Frederico disputou a Trekking Indoor, competição em que quatro marcos são definidos por chapas de metal amarelas e são posicionados aleatoriamente no ambiente. O robô inicia no marco 1 e deve alcançar os demais marcos de forma autônoma e na ordem definida. Entre os dois últimos marcos o robô deve contornar obstáculos. A equipe vencedora é a que completa mais marcos no menor tempo possível.

Frederico


O Frederico é um robô destinado a competições de robótica e está integrado à iniciativa de extensão “O Projeto”, especificamente na área 309, dedicada à robótica competitiva, que faz parte do Makerspace da UTFPR. O Makerspace atende várias equipes e projetos, e é orientado pela professora Tânia Monteiro. “Portanto, além de contribuir para o projeto Frederico, também colaboramos com outras atividades e projetos dentro desse ambiente inovador”, informa Guilherme Pires Silva, aluno capitão da 309.

O projeto Frederico começou em maio de 2022 e desde então tem sido um ótimo desafio. “Nosso objetivo com o projeto é chegar em um produto que seja totalmente autônomo, o que envolve o uso de diversas tecnologias e demanda conhecimento de áreas multidisciplinares, além da necessidade de colaboração, aprendizado e disposição para errar e superar esses percalços pelo caminho”, conta Letícia Rodrigues Pinto, aluna responsável pelo projeto Frederico.

Premiação

Esse é o quarto troféu do robô Frederico em competições nacionais. “Esse prêmio mostra o potencial da UTFPR em produzir soluções de alta qualidade. Estamos profundamente orgulhosos por termos representado nossa universidade de forma tão positiva e por termos alcançado resultados tão expressivos. Este prêmio nos motiva ainda mais a continuar buscando a excelência em nossos projetos futuros”, comemora Letícia.

Próximos passos

A equipe está se preparando para a Robocore Experience (RCX), considerada a maior competição da América Latina e o maior desafio do ano. “Estamos muito animados, focados em poder avançar ainda mais com o robô Frederico e manter nossos bons resultados”, explica Letícia, “o trabalho será constante para garantir que cheguemos na RCX com todas as chances de trazer o sexto troféu para o projeto e o nono para a equipe. Estamos determinados a alcançar nossos objetivos e estamos ansiosos para enfrentar os desafios que estão por vir”, complementa Guilherme.

Reportar erro